Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Paraibano Guegué Medeiros lança o disco ‘Catabi’

O paraibano Guegué Medeiros lançou seu segundo trabalho solo, o CD instrumental Catabi, que explora sonoridades dos ritmos populares brasileiros em uma linguagem aberta a improvisações. O som traz uma estética nordestina, mas ao mesmo tempo se faz universal. Guegué, que é baterista, percussionista, compositor e produtor musical, sairá em turnê pelo Brasil para divulgar o disco.

— Catabi é como chamamos as lombadas de trânsito, os buracos no nordeste, e, regionalmente, acabamos adotando essa expressão no meio musical. Quando alguém passa direto em uma convenção ou mudança de compasso, brincamos usando a expressão: “Ei, fulano, olha o Catabi!!!”, o que significa: “Fique atento!!!”, explica Guegué.

O repertório do disco é formado por oito composições autorais e duas que foram dedicadas ao artista paraibano. “A intenção, além de afirmar a riqueza da música nordestina, é que as pessoas parem para ouvir. Ficar atento é importante para que possamos refletir sobre nossa cultura, o que consumimos, sobre nosso posicionamento político-social”, diz Guegué.

Formado em Música pela Faculdade Paulista de Artes (FPA), Guegué Medeiros tem participado de trabalhos com artistas como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, Lenine, Seu Jorge, Zeca Baleiro, Luiz Melodia, Marcelo Jeneci, Luiza Possi, Chico Cesar, Elba Ramalho e Lucy Alves.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.