Escritor Tiago Germano foi indicado ao Prêmio Jabuti na categoria crônica (Foto: Divulgação)

Paraibanos concorrem ao maior prêmio da literatura brasileira

Na edição deste ano, dois paraibanos concorrem em duas categorias.

262
COMPARTILHE

O Prêmio Jabuti é considerado a maior honraria da literatura brasileira. Na edição deste ano, dois paraibanos concorrem em duas categorias. Tiago Germano pode levar o prêmio na categoria crônica, com a obra ‘Demônios domésticos’; e Maria Valéria Rezende concorre na categoria conto, com ‘A face serena’.

Tiago, de 36 anos, conta que recebeu a notícia da indicação com bastante surpresa, e contou que lançar o livro não foi tarefa fácil. “Parece clichê dizer que foi uma surpresa, mas para quem passou mais de dez anos com esse livro na gaveta e só conseguiu publicá-lo a partir de um financiamento coletivo, foi mesmo”, comentou o autor.

Expectativa

O escritor, que hoje mora no Rio Grande do Sul, ainda comentou sobre a expectativa da premiação. “A expectativa é pelo encontro de grandes amigos, sobretudo das editoras independentes, que também estão indicados, na cerimônia. Comigo concorrem Antonio Callado e Rubem Braga, dois clássicos, monstros da crônica, referências para todos ps cronistas vivos que também estão concorrendo, todos eles de grande qualidade. Não posso nutrir nenhuma expectativa além da de celebrar o fato de estar entre eles”, disse.

Carreira

Gabriel também contou um pouco da sua carreira e revelou suas inspirações na literatura. “Ultimamente tenho escrito mais contos (em virtude da participação em coletâneas) e romance (gênero que escolhi para minha dissertação e tese, no mestrado e doutorado em escrita criativa, na PUC-RS). A crônica surgiu em 2004, quando fui chamado para escrever uma coluna no jornal A União. Na época eu me inspirava nos autores que lia, Gabriel García Márquez (que também escreveu crônicas no início de carreira) e Fernando Sabino”, revelou.

Cerimônia

A cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2018 acontecerá no próximo dia 8 de dezembro, na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas