Os paraibanos Roosevelt Sousa e Antônio Neto conquistaram o campeonato mundial de jiu-jitsu World Pro realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Roosevelt venceu a competição na categoria pesadíssimo, na faixa roxa, e Neto na categoria pesado, também faixa roxa. A competição atrai os melhores competidores do mundo.
“É com muito orgulho que levo para nossa Paraíba esse título de campeão mundial de jiu-jitsu. Agradeço primeiramente a Deus, por me conceder saúde para fazer o que tanto amo. Agradeço a cada pessoa que torceu por mim. Só Deus sabe de todas renúncias que fiz para chegar até aqui. É um sonho realizado. Eu não sabia o quanto iria durar até conseguir, mas tinha certeza que essa hora iria chegar”, destacou Neto.
Roosevelt Sousa é bicampeão da competição. Ele lembrou da dificuldade para chegar até o torneio, mas garantiu que tudo valeu a pena. “Quero dedicar esse título a todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui. A cada pessoa que comprou uma água, a cada pessoa que publicou minha foto. Agradecer também ao governo do Estado da Paraíba por ter me apoiado com a passagem para os Emirados”, disse.
O pontapé inicial da décima edição do World Pro foi dado nos dias 16 e 17 de abril, com o S.S. Jiu-Jitsu National Championship, e nos dias 18 e 19, com o Adek Jiu-Jitsu National Championship, ambos eventos apenas para atletas dos Emirados Árabes Unidos.
Na última sexta-feira e sábado (20 e 21), o Abu Dhabi Jiu-Jitsu Festival entrou em cena para todas as nacionalidades, sendo seguido pelo Youth Jiu-Jitsu Championship. Por fim, da terça-feira (24) até o sábado (28), a Mubadala Arena recebe os astros do Jiu-Jitsu mundial para a parte principal do World Pro. Participam mais de 7,5 mil atletas, de mais de 100 países.
*Texto de André Gomes, do Jornal Correio da Paraíba.