Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Paraibanos trazem ouro do Mundial de Vôlei de Praia

Os atletas Rafael Andrew e Renato Andrew, alunos bolsistas de Educação Física do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, trouxeram para o Brasil o ouro no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia Sub-21 em Udon Thani, na Tailândia. Na final, eles derrotaram a Itália por 2 sets a 0. Realizado entre os dias 17 e 23 de junho, o campeonato consagrou o nome dos jovens irmãos de 19 anos no cenário internacional da modalidade.

No calor da Tailândia, já acostumados com a temperatura, Rafael e Renato fecharam jogos por 2 a 0 também contra os times da Rússia, Noruega, do Chile, da Tailândia e dos Estados Unidos. Contra o México, a partida foi mais dura: 2 sets a 1. “Eles jogavam muito bem, mas conseguimos a melhor no final”, contou Rafael.

Esta foi a primeira vez que irmãos, que são gêmeos, jogaram juntos numa competição Internacional. “Esse campeonato foi muito especial”, comentou Renato, que se mostrou orgulhoso do resultado. “Nós conseguimos jogar muito bem e vencemos todos os jogos por lá”, lembrou o atleta.

Treinos

A rotina de treinamentos já era intensa. Diariamente, eles iam ao Centro de Treinamento Cangaço, em João Pessoa, considerado um dos melhores do mundo por Renato. Mas, duas semanas antes de Mundial, eles foram para o Centro de Desenvolvimento de Voleibol em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ).

Para o técnico da dupla, Prof. Esp. Rossini Freire de Araújo, os irmãos são referências como atletas, que conciliam os estudos com a carreira esportiva.

“Eles chegaram ao topo do mundo na categoria deles”, ressaltou o técnico. “Eles provaram que eles jogam um esporte de alto rendimento e de alto nível, representando o Brasil, o Comitê Olímpico e a Confederação Brasileira de Vôlei”, completou.

Mas, o Mundial na Tailândia não foi o primeiro campeonato internacional de Renato e Rafael. Em 2017, Renato foi ouro no Mundial de Vôlei de Praia Sub-21, na China. Em 2016, ele repetiu a colocação no Mundial Sub-19 na República do Chipre. Eles também foram campeões nos Mundiais Escolares de 2015 e 2017.

Ainda, ambos foram campeões no Brasileiro Sub-19, em 2017, e Sub-21, em 2018.

Novas competições

Agora, com alta expectativa, os irmãos se preparam para os próximos desafios. Entre 20 e 27 de outubro, a dupla vai competir na fase final dos Jogos Universitário Brasileiros – JUBs 2019 em Salvador, na Bahia (BA). No ano passado, eles foram os campeões da modalidade nos JUBs de Maringá (PR).

Para Rossini, os irmãos são promissores atletas a disputar os jogos olímpicos no próximo ciclo após as Olimpíadas de 2020 em Tóquio, no Japão. “Normalmente os campeões mundiais da categoria de base são os futuros campeões olímpicos, isso a história mostra”, finaliza o técnico.

“Com certeza meu maior sonho é estar um dia nas Olimpíadas. Sei que até lá terei que superar muita coisa, muitas derrotas, muitas conquistas, mas com muito treino”, emendou Renato.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.