O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) iniciou nesta segunda-feira (6) o II Curso de Férias voltado para estudantes das áreas de Biologia,Veterinária, Zootecnia, Ecologia e afins. O curso é ministrado pelos técnicos do parque e acontece até o dia 31 com o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de praticar diversas atividades da fauna e flora.
Jair Azevedo, diretor do Parque e um dos ministrantes do curso, explica que o curso foi programado com o intuito de fornecer subsidio técnico para estudantes de áreas que atuam em zoológicos. “Estamos dando essa oportunidade para que sejam formados profissionais capacitados para trabalhar com animais silvestres, que é uma área que tem pouca gente atuando.
Nesse curso, os estudantes terão o privilégio de conhecer o manejo desses animais, a contenção, nutrição, reprodução e técnicas de áreas mais especificas como profilaxias veterinárias”, afirmou.
Durante esse mês de janeiro, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos como falcoaria, taxidermia, medidas profiláticas, contenção química e física, manejo, além da biologia da conservação, nutrição, reprodução, a importância dos zoológicos e do combate ao tráfico de animais, meliponicultura, taxonomia e sistemática.
Thiago Nery, veterinário e chefe de divisão do zoológico, explicou que é um curso de vivência, com teoria e prática. “Entendemos zoológico com a finalidade também de conservação, por isso temos que fazer a parte educativa, a parte de ensino.