Moeda: Clima: Marés:
Início Serviços

Passagem de ônibus será grátis em João Pessoa no dia 30 de outubro, segundo turno das Eleições 2022

Gratuidade da passagem em transporte público no segundo turno das Eleições 2022 é uma recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do STF
Foto: Divulgação/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, confirmou, nesta sexta-feira (21), que haverá oferta de transporte público gratuito no dia 30 de outubro, quando ocorre o segundo turno das Eleições 2022. Passageiros poderão utilizar o serviço com isenção de tarifa das 6h às 20h.

A expectativa é de que a medida seja publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira (24), assegurando que as empresas atuem com frota normal, ou seja, mantendo em circulação as 73 linhas de ônibus que funcionam em dias úteis.

“O voto é a maior manifestação de cidadania e é importante que medidas sejam tonadas para facilitar o acesso dos eleitores e incentivar a sua presença nas urnas. Esse é um movimento que aparece em grandes cidades do Brasil e também em João Pessoa, onde o transporte público vai funcionar de forma gratuita e com frota completa no próximo dia 30”, ressaltou Cícero Lucena.

Na Paraíba, eleitores votam primeiro para governador, cargo disputado por João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), e depois para presidente, tendo como opções Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além de João Pessoa, o transporte público gratuito já está garantido em outras 12 capitais: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Belém (PA), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Rio de Janeiro (RJ).

A gratuidade da passagem no segundo turno das Eleições 2022 é uma recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado atendeu a um pedido que alega que a alta taxa de abstenção estaria ligada ao aumento da pobreza da população brasileira.

Na decisão, Barroso esclareceu que o transporte gratuito pode ser oferecido sem representar crime eleitoral ou de improbidade administrativa, mas, para isso, deve ser acessível a todos os eleitores. O ministro destacou que ônibus escolares podem ser utilizados para transporte, se necessário.

“A autorização inclui a possibilidade de utilização, para os mesmos fins, de ônibus escolares e outros veículos públicos. Poderá o TSE expedir regulamentação sobre a matéria, se entender necessário”, escreve o magistrado.

Barroso concedeu liminar para “determinar ao Poder Público que mantenha o serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros em níveis normais, sem redução específica no domingo das eleições, sob pena de crime de responsabilidade”, e para “vedar aos municípios que já ofereciam o serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros gratuitamente, seja pelo domingo, seja pelo dia das eleições, que deixem de fazê-lo”.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.