Início Geral

Paulo Gazzaneo faz masterclass e recital de piano neste fim de semana em Jo?o Pessoa

O pianista paulistano Paulo Gazzaneo fará uma masterclass gratuita nesta sexta-feira (27), às 18h, no auditório do Centro de Estudos Jurídicos Sociais de João Pessoa, no Bairro dos Estados. É uma oportunidade rara para músicos aprenderem novas técnicas com um dos mais experimentados instrumentistas de cordas, com passagem por importantes orquestras do Velho Continente. O auditório tem capacidade para 50 pessoas.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

No sábado (28), às 18h, Gazzaneo faz um recital com obras de Amaral Vieira, Liszt e Mozart no mesmo local. A entrada também é franca.

O músico

Paulo Gazzaneo começa a sua carreira na Europa, em recital de piano realizado em Budapeste, na Hungria. A sua bem-sucedida trajetória foi construída sobre duas vertentes: interpretação e pedagogia. Recentemente, tem se destacado na área da composição.

Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), baseou-se nas orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado. Desde o seu retorno ao Brasil, em 1993, assumiu como principal premissa de trabalho a execução e registro fonográfico de obras de compositores nacionais, buscando valorizar a geração atual decriadores.

Como intérprete, tem oito títulos lançados, sete dos quais dedicados à nossa música. Como compositor, além de um registrofonográfico produzido em 2005 pelo selo PMC, foi prestigiado pelo Harpyia Quartet, da Grécia, em uma temporada de concertos pelos países da Europa Oriental. Em 2010, a Taiwan at Sun Yat-sem University utilizou o seu Trio para piano e cordas em seu repertório acadêmico.

Como recitalista e solista, se apresentou nos Estados Unidos, nas Américasdo Sul e Central e centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça), destacando-se nos Concertos para Piano de Mozart em Budapeste, em 1991. Fez também uma aplaudida temporada de concertos pelos Estados Unidos em 2012.

Como camerista, desenvolveu entre 2002 e 2006 um importante trabalho de difusão do repertório contemporâneo brasileiro no Trio Retrato Brasileiro. Atualmente confirma sua versatilidade técnica e estética no São Paulo Arte Trio, ao lado do violinista Paulo Calligopoulos e da violoncelista Ana Maria Chamorro.

Como regente, fez a sua estreia brasileira em 2011, frente à Orquestra Filarmônica do Brasil no Rio de Janeiro. Atualmente dá aulas na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) e integra a American Liszt Society e a British Liszt Society.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.