Início Geral

PB e mais três estados estão no ‘alerta amarelo’ do Inmet para chuvas no feriado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta quinta-feira (13) que prevê chuvas intensas na Paraíba nesta sexta-feira (14) e colocou o estado em ‘alerta amarelo’. A mesma previsão vale ainda para Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Leia também:

– Chuva chega a 89 cidades e deixa açudes carregados; previsão indica mais na PB

– Chuvas provocam alagamento e queda de árvore e do sistema telefônico do Samu, na PB

– Feriadão da Semana Santa pode começar com chuvas do Litoral ao Sertão

Conforme o alerta, há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta do Inmet indica que podem ocorrer chuvas com índices que variam entre 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia.

A previsão é válida para todo o estado da Paraíba, exceto para Sertão e Alto Sertão, e o Inmet relaciona ainda orientações para evitar desastres em caso de chuvas fortes. Veja abaixo.

Instruções do Inmet:

– Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos);

– Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;

– Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais;

– Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, a cidade tem 27 áreas de risco e cerca de 25 pontos de alagamentos. “Nestes locais, fazemos um trabalho intensivo de limpeza dos canais e galerias. Com poucos minutos após o fim da chuva, o tráfego já flui normalmente”, disse o coordenador da Defesa Civil da Capital, Noé Estrela.

Em casos de desastres como deslizes de barreiras, quedas de árvores, desabamentos e alagamentos, a população pode ligar gratuitamente para o telefone 0800-285-9020, da Defesa Civil de João Pessoa, que funciona 24 horas por dia e é gratuito.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.