Início Geral

PB faz operação com 1,4 mil policiais militares para garantir a segurança do Enem

A partir desta sexta-feira (4) cerca de 1,4 mil policiais militares e 300 viaturas vão integrar a ‘Operação Enem 2016’ na Paraíba. O efetivo vai atuar na escolta das provas, dos cadernos de respostas e no policiamento dos locais de realização do exame em todo o estado, que vai contar com mais de 235 mil participantes na prova.


Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo o coordenador de planejamento da Polícia Militar, tenente coronel Montgomery Silva, o adiamento das provas para 2.468 candidatos não afetou o esquema de segurança para a operação.

“São apenas quatro locais de provas a menos, nas cidades de Cabedelo, Areia e Bananeiras. O efetivo que estava destinado para esses locais será remanejado e reforçará outras cidades onde será realizado o exame”, explicou o coronel.

Durante a realização das provas, neste sábado (5) e domingo (6), os policiais militares farão o policiamento em todas as escolas. Nas imediações dos locais de realização do exame, as rondas motorizadas serão intensificadas, com auxílio de drones, para prevenir roubos a pessoas, furtos a veículos e também para coibir a perturbação do sossego (som alto) nas ruas próximas.

A operação termina na segunda-feira (7), quando todos os cadernos de respostas estiverem nas unidades centralizadoras.


PB tem aumento de inscritos

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), em comparação com 2015, a Paraíba registrou um aumento de 15,18% no número de inscritos para o Enem em relação.

O aumento no número de inscritos no Enem na Paraíba é maior do que a média nacional, que registrou aumento de 9,42% este ano, com 9,2 milhões de inscritos. O Enem de 2015 contou com 7,7 milhões de inscritos em todo o Brasil.

Este ano, o exame trará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. A coleta acontecerá no primeiro ou no segundo dia de provas, assim, não haverá nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra. O novo procedimento de segurança soma-se aos já utilizados: envelope com lacre e detector de metais.

O Enem na Paraíba vai ser aplicado de acordo com o horário de Brasília (horário de verão). Com isso, no sábado (5) e no domingo (6), os portões são abertos às 11h e fechados às 12h, já no horário da Paraíba, sem tolerância. O início das provas ocorre às 12h30, no horário local.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.