Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Paraíba tem mais um finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

O estudante Luan Mateus Dantas Bezerra, da cidade de Picuí, Sertão paraibano, é um dos finalistas do da categoria Memórias Literárias da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ele foi escolhido com o texto ‘O vermelho da plantação’, sob orientação da professora Geovana Pereira de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Ramos da Nóbrega.

Leia também:

Os finalistas da categoria Memórias Literárias foram anunciados na noite da quarta-feira (30). São 38 alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, que seguem para a final no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão revelados os vencedores nacionais. Foram premiados também os quatro professores autores dos Relatos de Prática vencedores da categoria. Veja a lista completa dos finalistas na categoria Memórias Literárias.

O próximo Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa será entre 4 e 6 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Poema. Desembarcarão em São Paulo 130 professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que participarão das atividades culturais e de formação.

Ainda em novembro, serão realizados os encontros de semifinalistas de Documentários (1º e 2º anos do Ensino Médio) e de Artigo de Opinião (3º ano). Além dos finalistas em Memórias Literárias, foram divulgados em outubro os 38 selecionados na categoria Crônica (8º e 9º anos do Ensino Fundamental).

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.