A Paraíba criou 1.943 vagas de empregos com carteira assinada em novembro, conforme levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira (19). Os números representam aumento de 0,47% com relação ao mês anterior.
Até novembro, apenas três meses de 2019 registraram saldo negativo na criação de empregos, sendo janeiro o período mais crítico. Veja abaixo.
De acordo com o Caged, os setores que mais abriram vagas em novembro no estado foram Serviços (4.658), Comércio (3.616), Indústria da Transformação (1.147) e Construção Civil (1.139). No ano, a criação de empregos formais é positiva, com alta de 2,28%. Nos últimos 12 meses, o aumento é de 1,62%.
O Caged é divulgado mensalmente pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e traz o registro permanente de admissões e dispensa de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Pelo oitavo mês consecutivo, o Brasil tem saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Dados do Caged de novembro mostram o saldo positivo de 99.232 vagas de trabalho, resultado de 1.291.837 admissões e 1.192.605 desligamentos no período. No acumulado do ano, foram criados 948.344 empregos com carteira assinada.
O salário médio de admissão nacional foi de R$ 1.592,26 e o salário médio de desligamento foi de R$ 1.795,16. Em termos reais (mediante deflacionamento pelo INPC), registrou-se crescimento de 0,96% para o salário médio de admissão e de 3,08% para o salário de desligamento, na comparação com novembro do ano passado.