Início Geral

Pedido de impugna??o de candidatura come?a nesta quarta

A partir desta quarta-feira (9), o Ministério Público Estadual, partidos políticos, coligações e candidatos, terão um prazo de cinco dias para entrar com pedido de impugnação de registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral. O prazo foi aberto com a publicação pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na edição de ontem do Diário da Justiça Eletrônico, de editais contendo os pedidos de registro de candidaturas para as Eleições 2014, para conhecimento público e para fins de impugnação.

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

Conforme estabelece a legislação eleitoral, o pedido de impugnação do registro de candidatura deverá ser feita em petição fundamentada, apontando a causa para inelegibilidade. No mesmo prazo e forma, qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos poderá dar notícia de inelegibilidade, nos termos do artigo 41 da resolução 23.405/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar da publicação dos editais, contendo 508 pedidos de registros de candidaturas, eles ainda estão em tramitação no âmbito do TRE-PB, em forma de processos. 

De acordo com secretário judiciário do TRE-PB, Valter Félix, todos os pedidos de registro, inclusive os que forem objeto de impugnação, deverão estar julgados pelo TRE até 5 de agosto, como está previsto no Calendário Eleitoral. Dos 508 pedidos de registros divulgados ontem por meio de editais no Diário da Justiça Eletrônico, seis são para o cargo de governador, seis de vice-governador, sete para senador, 14 suplentes, 100 candidatos a deputado federal e 375 candidatos a deputado estadual. 

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira do jornal Correio da Paraíba.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.