Início Literatura

‘Pedra Bonita’ é tema do Painel Funesc comemorativo aos 120 anos de Zé Lins do Rego

‘Pedra Bonita’ é um romance de José Lins do Rego publicado em 1938, retratando um Nordeste sofrido
Espaço Cultural (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta quarta-feira (24), às 19h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/TvFunesc), mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra ‘Pedra Bonita’, de José Lins do Rego. O evento ocorre em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado o professor Wilson Silveira, sendo mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

Wilson Silveira é professor de Linguagens e de História da Arte do Ensino Médio. É graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como ‘Menino de Engenho’, ‘Riacho Doce’, ‘Doidinho’, ‘Banguê’ e ‘Fogo Morto’.

‘Pedra Bonita’ é um romance de José Lins do Rego publicado em 1938. A obra relata a imagem de um Nordeste sofrido. Narra a história de uma humilde vila (a Vila do Açu), de um santo (o padre Amâncio), de lutas, heróis, além do cangaço, que também é citado na obra.

Sinopse

Conta a história do menino Antônio Bento, que é levado pela mãe, D. Josefina, por causa da seca, para ser cuidado pelo padrinho, o Padre Amâncio, na Vila do Açu, bem próxima a Pedra Bonita. O padre tenta colocá-lo em um seminário, mas não consegue. Então Antônio Bento torna-se coroinha do padrinho. Porém, Bento era mal visto no povoado, principalmente por ser da Pedra Bonita, e ter um irmão cangaceiro e outro fanático. Por fim, acaba ficando em dúvida entre os ensinamentos de seu padrinho (o padre Amâncio) e a superstição de seu povo.

Painel Funesc

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

Palavras Chave

Literatura
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.