Início Geral

Pendenga

A eleição municipal de 2012 em Campina Grande está sendo muito citada como exemplo do que pode ocorrer na disputa entre Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Vital do Rêgo (PMDB), pelo PT, cujo tempo de propaganda eleitoral gratuita pode viabilizar uma boa campanha.

Em Campina, a deputada Daniella Ribeiro (PP) recebeu o apoio do PT, que por decisão da maioria rompeu com o prefeito Veneziano Vital do Rêgo. O então presidente do PT municipal, Alexandre Almeida, aliado do PMDB, lançou candidatura própria, enfrentou a Nacional na Justiça e foi vitorioso. A candidata a prefeita perdeu não apenas o tempo de propaganda, mas também o vice. O impacto prejudicou seu desempenho e ela, que começou liderando as pesquisas, não chegou ao 2º turno.

A principal diferença que os juristas apontam, agora, é que o PT aprovou Resolução que subordina todas as decisões estaduais aos interesses nacionais, sendo a aliança da Paraíba com o PSB, posterior. Citam vasta jurisprudência sobre o poder dos partidos para fazer valer suas estratégias, inclusive uma do TSE, que há poucos dias confirmou veto da Nacional à aliança do PT com o PSB no Distrito Federal.

Os dirigentes do PT da Paraíba não aceitam recuar e avisam que vão usar de todos os recursos para manter a aliança com o governador Ricardo Coutinho, com quem o petista Lucélio Cartaxo já foi para as ruas para pedir votos para senador, apoiado pelos principais dirigentes do partido.

Independente de quem ganhe no final, a insegurança durante o processo causará danos. Se Vital do Rêgo perder, só não contará com o tempo de propaganda do PT. Já Ricardo perderá também o candidato a Senador, que terá que apresentar em sua propaganda impressa. E esse problema com certeza vai desviar parte de suas energia do adversário que no momento mais ameaça sua reeleição, que é o tucano Cássio Cunha Lima.

O caminho mais fácil seria o político, mas o tempo para essa solução passou. Agora, PT, PSB e PMDB terão que torcer por pronunciamento célere do TRE, porque esse caso só deve terminar no TSE.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.