Moeda: Clima: Marés:
Início Empregos

Pequenos negócios acumulam saldo de 21,5 mil vagas de emprego na Paraíba em 2022

Mais de 50% dos postos de trabalho foram criados no estado da Paraíba nas cidades de João Pessoa e Campina Grande
Trabalho
Foto: Divulgação/Sebrae-PB

O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios da Paraíba soma o total de 21.547 postos de trabalho, segundo levantamento feito pelo Sebrae/PB, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. O indicador positivo corresponde aos meses de janeiro a novembro de 2022, mesmo período que também foi observada a criação de 2.913 oportunidades nas médias e pequenas empresas. Na administração pública, o resultado registrado é de 814 vagas, enquanto as contratações por Cadastro de Pessoa Física (CPF) totalizaram 96.

Conforme o levantamento, o setor de serviços foi o que mais acumulou empregos ao longo deste período, com o destaque para 9.456 oportunidades, seguido da construção (4.705), comércio (4.651), indústria e transformação (2.235), agropecuária (250), serviços industriais de utilidade pública (194) e extrativa mineral (56).

De acordo com a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, o saldo positivo de empregos criados a partir da atuação dos pequenos negócios é um indicador importante para economia do estado. “Mais do que importante, é um número que representa fôlego novo que é injetado na economia. A empregabilidade é um importante termômetro, dentre muitos que observamos, para monitorar a saúde dos negócios no estado. E nesse mostrador vemos que o empresário está confiante, segue se recuperando e que pode contratar ainda mais”, comentou.

Com relação às cidades que acumulam o maior estoque de empregos, João Pessoa lidera a estatística do Caged com 9.658 vagas e Campina Grande soma 3.459 postos. Juntas, as duas cidades concentram mais de 50% das vagas criadas pelos pequenos negócios do estado, enquanto Cabedelo (942), Patos (632) e Sousa (449) apareceram no ranking fechando os cinco municípios com mais geração de postos de trabalho. 

Mês de novembro

Observando apenas os dados do mês de novembro, último período contabilizado pelo Caged, o levantamento do Sebrae/PB revela que os pequenos negócios registraram 2.318 novas oportunidades. Foram 12.177 demissões e 14.721 admissões. As médias e pequenas empresas criaram 305 postos e a administração pública (-69), assim como as contratações por CPF (-10) apresentaram números negativos.  

Já com referência aos setores, o comércio apresentou em novembro 1.320 contratações, enquanto serviços fechou o período com 837 vagas criadas, seguido da indústria e transformação (163), construção (19), extrativa mineral (9). Agropecuária fechou o mês com saldo negativo de (-21) e mesmo aconteceu com serviços industriais de utilidade pública (-9).

Palavras Chave

EconomiaEmpregos
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.