Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Pesquisa aponta queda no retorno de turistas ao São João de CG

A pesquisa do Grupo de Desenvolvimento de Pesquisa 6 Sigma, em Campina Grande, apresentou queda em torno de 5% a 7% com relação aos turistas que vieram à cidade no São João do ano passado e retornaram este ano. O levantamento foi divulgado na manhã desta quinta-feira (2). A empresa entrevistou 600 turistas. A margem de erro é de 3,5%.

Leia também: São João de CG chega ao fim após ‘turbulências’; relembre

A edição 2018 do São João da cidade apresentou, no geral, os indicadores de desenvoltura melhorados. O processo se deu desde os primeiros dias de São João até a finalização. De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Júnior, a pesquisa abrangeu várias questões.

“Vai desde como você toma contato, como você chega, como você toma conhecimento, como você se locomove dentro da cidade, como você vai, você faz também uma avaliação da questão de preço, de atendimento nesses locais, o próprio quartel general, o Parque do Povo, como é que o turista vê o Parque do Povo, a questão de segurança, a questão da cidade como um todo, até o roteiro que ele traça,” disse o presidente.

Além de apontamentos positivos no resultado, outros itens apresentaram queda, entre eles a segurança na cidade, enquanto cerca 70% dos turistas aprovam esse item, 30% desaprovam, o que enfatiza o sentimento de insegurança.

“Isso é um fator que inibe muito a vinda de turistas no futuro, também tivemos outros itens, como a questão de precificação nos hotéis, precificação nos restaurantes que têm tido aquela elevação e, naturalmente o turista, até por andar vários outros lugares, eles acabam sentindo, então são itens icônicos, como também a sinalização, os turistas sentem falta de sinalização para chegar ao local dos eventos, como também a acessibilidades para determinados locais.”

Por fim, Divaildo analisa o resultado da pesquisa de forma positiva. “De uma forma geral, os indicadores melhoraram. Nós temos o que chamamos de ‘taxa de excelência’, quando uma coisa passa a ser avaliada de bom e passa a ser ótima. De acordo com os indicadores, a gente teve uma melhora nesse sentido. Caracteriza algo importante, mas claro que tiveram alguns itens que caíram um pouco na avaliação geral.”

*Com informações de Hiran Barbosa, da Rede Correio Sat.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.