Pesquisa: cen?rio econ?mico desfavor?vel reduz consumo de g?s natural no pa

16
COMPARTILHE

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (10) pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) revela queda de 5,3% no consumo de gás natural em maio, em comparação a abril deste ano. Em relação a igual mês do ano passado, a redução do consumo se acentua, alcançando 5,4%.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Na avaliação do presidente-executivo da entidade, Augusto Salomon, a retração no consumo de gás natural foi provocada pela baixa atividade industrial e pela queda de competitividade das empresas, devido ao cenário econômico desfavorável no país. “O gás natural vem perdendo espaço, estamos vivendo uma forte concorrência com o óleo combustível e o gás liquefeito de petróleo (GLP)”, destacou Salomon.

De acordo com o presidente da Abegás, essa foi a primeira vez nos últimos meses que todos os segmentos pesquisados apresentaram queda do consumo. Na indústria, a retração foi de 2,2%, em relação ao mês anterior, mostrando estabilidade no acumulado do ano. A indústria automotiva, por exemplo, que apresentava recuperação no consumo de gás natural, teve queda de 0,9% em maio, comparativamente a abril, acumulando redução de 3,5% nos cinco primeiros meses deste ano.

A pesquisa mostra que em decorrência do desempenho da indústria, a cogeração a gás foi a mais prejudicada, com queda de 13,2%, em relação a abril, e de 6,9% no ano, em comparação ao mesmo período de 2014.

O setor comercial encerrou o mês de maio com redução no consumo de gás de 3,68% ante abril, embora mostrasse incremento de 2,3% de janeiro a maio deste ano. Salomon atribuiu o resultado positivo no ano aos investimentos em expansão das redes de distribuição.

já o setor residencial, que havia apresentado balanços positivos nas últimas pesquisas, terminou o mês de maio com queda de 3,5% no consumo de gás em maio, em comparação a abril, acumulando no ano alta de 1,3%.

No período janeiro/maio, a área de geração elétrica teve o melhor resultado, com expansão de 9,9%, em relação a igual período de 2014. No mês de maio, entretanto, houve retração de 3,9% ante abril.

Segundo a Abegás, 2,7 milhões de pessoas consumiram gás natural no Brasil em maio, sendo que a maior concentração de consumo foi registrada no Sudeste, com volume médio de 49,3 milhões de metros cúbicos consumidos por dia. (Alana Gandra)

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas