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Na Paraíba, 66% das pessoas pretendem presentear no Natal

Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, 66,27 % dos paraibanos entrevistados indicaram que pretendem presentear no Natal. A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas de Fim de Ano 2019 mostrou que houve um aumento de 3,47 % em relação ao Natal do ano passado, quando a intenção de presentear foi de 62,80%. O resultado deixa o comércio otimista para a data considerada a mais importante para o setor.

De acordo com o Presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, a economia brasileira vem apresentando sinais de recuperação. “A queda nas taxas de juros e na inflação, junto com as medidas que vêm sendo tomadas pelos governantes, nos últimos meses, está trazendo de volta o otimismo de consumidores e empresários e boa parte deste otimismo deve ser direcionado para as compras neste Natal”, ressaltou.

Para este ano, os que mais receberão presentes serão os filhos, indicados por 50,54% dos consumidores, seguidos pelos namorados ou cônjuges (44,80 %). Também há aqueles que vão se presentear (37,28 %), os que vão dar presentes à mãe (32,62 %), ao pai (15,41 %) e a amigos (11,11 %).

Produtos, gastos e formas de pagamento

Por mais um ano, as peças de vestuário e os calçados ficaram como as principais opções de presente, citados por 65,38 % e 25,74 % dos entrevistados, respectivamente. Em seguida aparecem eletrodomésticos e eletroeletrônicos (17,75 %), brinquedos (15,98 %) e perfumes (10,36 %). Em média, o gasto com presentes de fim de ano deve ficar em torno de R$ 279,55 por consumidor, uma leve retração de 1,35 % em comparação ao ano passado. A maioria dos entrevistados (29,29 %) pretende gastar em torno de R$ 100 com as compras, já 26,92 % preferem comprar presentes entre R$ 101 e R$ 250. Nota-se que apenas 6,51 % dos entrevistados pretendem gastar acima de R$ 800. E em relação à forma de pagamento, a preferência dos consumidores é o pagamento a prazo, citado por 60,06 %. Destes, a maioria (98,52 %) utilizará o cartão de crédito. O pagamento à vista foi citado por 39,05 %, sendo que 63,64 % destes pretendem pagar em espécie, dependendo do desconto oferecido pelo lojista.

Local, período de compras e situação financeira

As compras em shoppings centers, mais uma vez, apareceram como as preferidas, apontadas por 64,79 % dos entrevistados, enquanto 52,96 % buscarão os presentes nas lojas do Centro da Capital. As compras via internet obtiveram a terceira maior indicação, com 13,61 % do total de locais citados para efetuar as compras natalinas. Esta preferência pela internet vem crescendo a cada ano e apresentou alta de 3,10 %.

A maioria dos consumidores realizará as compras em dezembro, sendo 45,27 % no início e 19,53 % na semana do Natal. Esse grupo afirma que deixará as compras para uma data mais próxima ao Natal na expectativa de que aumentem as ofertas. Já 31,66 %, que buscam lojas mais vazias, realizaram as compras ainda no mês de novembro ou antes, também por já aproveitarem a ‘Black Friday’. Por outro lado, 2,96 % de respondentes à pesquisavão aguardar as liquidações que normalmente acontecem em janeiro para realizarem as compras.

Quando questionados sobre a situação financeira, 42,35 % afirmaram estar em situação financeira semelhante à que tinha em 2018. Já um grupo de 32,55 % afirmou se encontrar em situação financeira pior devido à queda na renda (43,37 %), desemprego do próprio entrevistado ou de algum membro da família (34,34 %) e dívidas (30,12 %).  Por outro lado, 25,10 % afirmaram estar em situação melhor, pois houve aumento da renda (88,28 %) e surgimento de novos empregos para algum membro da família (11,72 %).

13º salário

As compras natalinas devem ser o principal destino do 13º salário da maioria dos consumidores neste ano, totalizando 50,17 % dos entrevistados, resultado superior ao do ano passado em 13,02 %. Em seguida, aparecem os que pretendem usar o dinheiro para o pagamento de dívidas (30,80 %) ou que pretendem economizar (43,25 %). Como é possível a utilização do 13º para diferentes fins, o somatório das respostas ultrapassa os 100 %.

Perfil do consumidor

A maioria dos consumidores respondentes é do sexo feminino (50,98 %). Em relação ao estado civil, os solteiros aparecem em maioria, com 44,12 %, seguidos pelos casados ou em regime de união estável (41,96 %). Os entrevistados têm, em sua maioria, entre 21 e 26 anos (21,96 %), seguidos por aqueles com idades entre 33 e 38 anos (18,04 %). A maior parte dos entrevistados possui ensino médio completo (37,45 %), seguidos pelos que possuem superior completo (27,25 %) e superior incompleto (19,80 %).

No que diz respeito à faixa de renda, os que recebem entre um e dois salários mínimos aparecem na frente, com 30,98 % do total, seguidos por quem recebe até um salário mínimo (22,55 %) e os que não possuem renda (17,65 %), que são as pessoas que estão fora do mercado ou não possuem ocupação remunerada, dependentes financeiros ou estudantes. O menor número de entrevistados tem renda maior que dez salários mínimos (2,34 %).

A maior parte dos entrevistados trabalha em empresas privadas (36,08 %), seguidos pelos autônomos/profissionais liberais (14,31 %), estudantes (12,35 %), funcionários públicos (10,98 %), aposentados e pensionistas (9,02 %) e desempregados (8,82 %).

Metodologia

Foram entrevistadas, aleatoriamente, 510 pessoas (maiores de 18 anos e residentes) nos pontos onde há um maior fluxo de consumidores na Região Metropolitana de João Pessoa, entre os dias 17 e 25 de outubro. A pesquisa tem um índice de confiança de 95 % e um erro amostral de 4,33 %. A sondagem se baseia em questionário estruturado, constituído, em sua maioria, por questões fechadas. A Pesquisa de Intenção de Compras para as Festas Natalinas é realizada pela Fecomércio desde 2004.

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