Início Geral

Pessoas com paraplegia poderão fazer exercícios físicos gratuitos, em JP; entenda

Pessoas com paraplegia, ocasionada por lesão medular, poderão praticar exercícios físicos supervisionados gratuitamente através de pesquisa realizada no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, em João Pessoa. A iniciativa é fruto de um estudo conduzido pela professora de Educação Física da UFPB, Elaine Souto, que desenvolveu um ergômetro em cadeira de rodas, de baixo custo e portátil para ser aplicado em pessoas com paraplegia.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo ela, a prática de exercícios regulares é capaz de contribuir na redução do percentual de gordura e como resultado diminuir os fatores de risco à saúde e aumentar a qualidade de vida em pessoas com paraplegia. A professora disse, no entanto, que nem sempre é fácil encontrar centros de treinamento físico adequados às especificidades de pessoas que usam cadeira de rodas, em especial para o treino aeróbio. “Com a pesquisa, esperamos contribuir para a melhoria da saúde deste grupo de pessoas”, comentou.

Elaine Souto afirmou que a ausência de movimentos dos membros inferiores, combinada com a redução de atividade física, pode provocar elevado aumento de acúmulo de gordura corporal em pessoas com lesão medular.

A partir da pesquisa, a professora identificou que o treinamento no ergômetro, combinado com o treino resistido com os principais grupamentos musculares dos membros superiores, tem demonstrado efeitos positivos.

A pesquisa é realizada no Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTOP), duas vezes na semana e tem duração de quatro meses. Os critérios de inclusão para participar do estudo são para: homens com lesão medular (paraplegia), sedentários, com idade entre 18 e 50 anos; não estar realizando musculação ou prática esportivas nos últimos seis meses; ter condições de se deslocar para os treinos no HTOP, em Tambiá, e para realizar os exames antes e após o período de treinamento.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.