No final da noite dessa terça (17), o Comitê Paralímpico Brasileiro realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Paralímpicos. Os grandes vencedores da noite foram Beth Gomes, do arremesso de disco, e o velocista Petrúcio Ferreira. Eles foram escolhidos como melhores atletas do ano.
Beth Gomes teve um ano de 2019 especial, conquistando a medalha de ouro na prova de lançamento de disco tanto nos Jogos Parapan-Americanos de Lima como no Mundial de Atletismo em Dubai, oportunidade na qual bateu o recorde mundial da prova.
Petrúcio também brilhou muito neste ano. No Parapan de Lima ele ficou com o ouro nas provas de 100m e 400m e prata no revezamento 4x100m. Além disso, no Mundial de Atletismo em Dubai ele ficou com a primeira posição nos 100m e nos 400m, além de bater o recorde mundial nos 100m e se tornar o atleta paralímpico mais rápido do mundo.
Outro prêmio importante foi o concedido ao Atleta da Galera, categoria que é eleita por voto popular. Neste ano a honraria ficou com a judoca Alana Maldonado.
Já o nadador Wendell Belarmino foi escolhido como a revelação do ano. O jovem participou em 2019 pela primeira vez de um Parapan e de um Mundial, conquistando o total de nove medalhas (quatro ouros e duas pratas em Lima e um ouro, uma prata e um bronze em Londres).
Atletismo – Petrúcio Ferreira
Basquete em CR – Vileide Almeida
Bocha – Maciel Santos
Canoagem – Luis Carlos Cardoso
Ciclismo – Lauro Chaman
Esgrima em CR – Jovane Guissone
Esportes de Neve – Cristian Ribera
Futebol de 5 – Raimundo Nonato
Futebol de 7 – Bira Magalhães
Goalball – Leomon Moreno
Halterofilismo – Mariana D’Andrea
Hipismo – Rodolpho Riskala
Judô – Meg Emmerich
Natação – Carol Santiago
Parabadminton – Vitor Tavares
Parataekwondo – Débora Menezes
Remo – Renê Pereira
Rúgbi em CR – Julio Braz
Tênis de Mesa – Paulo Salmin
Tênis em CR – Daniel Rodrigues
Tiro Esportivo – Alexandre Galgani
Tiro com arco – Jane Karla Gögel
Triatlo – Carlos Viana
Vôlei Sentado – Gilberto da Silva