Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Pilotos se ajoelham contra racismo, no início da temporada de F-1

Uma manifestação antirracismo, liderada pelo campeão mundial Lewis Hamilton, marcou o início da temporada da Fórmula 1, nesse domingo (5), antes da largada do GP da Áustria.

Os pilotos Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Romain Grosjean, Esteban Ocon, Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Lando Norris, Pierre Gasly, George Russell, Nicholas Latifi e Alex Albon se ajoelharam em apoio à luta antirracista, iniciada com ênfase após a morte de George Floyd, sufocado por um policial branco.

Seis pilotos não se ajoelharam, e preferiram se manifestar de outra maneira, preferindo vestir uma camisa com os dizeres “End racism”. Foram eles: Max Verstappen, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr., Daniil Kvyat, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi.

Na pista, Bottas largou na frente e logo disparou na liderança. Hamilton, que perdeu posições na largada, por causa de punição no treino, foi se recuperando e já na nona volta estava em segundo. A Mercedes iniciou dominando a temporada, mais curta em função da pandemia.

Além da manifestação, os pilotos e participantes seguiram um rígido protocolo de segurança, em função da pandemia. Um deles foi o distanciamento, com mecânicos, repórteres, pilotos e dirigentes, entre outros, não se aproximando uns dos outros.

O finlandês Valtteri Bottas, vice no ano passado, começou bem a temporada e venceu de ponta a ponta o GP austríaco, colocando-se como o principal rival de Hamilton na disputa do título.

No fim, após a vitória, os três pilotos que subiram ao pódio (Leclerc, Bottas e Norris) voltaram a se manifestar contra o racismo e, ao lado da comissária, também posaram com a camisa estampada com os dizeres “End Racism”.

*Texto do R7

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.