Início Geral

PMDB deve expulsar ministros aliados de DIlma após votação do impeachment

Vice-presidente nacional do Conselho de Ética do PMDB, o deputado estadual Raniery Paulino antecipou que já existem dezenas de representações contra os ministros Mauro Lopes, da Aviação Civil; Celso Pansera, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Marcelo Castro, da Saúde; que decidiram ir de encontro à direção nacional, permaneceram no governo Dilma e se afastaram no cargo temporariamente apenas para votar contra o impeachment no próximo domingo, no plenário da Câmara Federal. As representações pedem a expulsão dos filiados, por descumprirem resolução da convenção nacional. Veja vídeo abaixo.

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

Também já existem representações contra a ministra Kátia Abreu (PMDB-TO), da Agricultura, que também foi indicação do partido para o cargo. Raniey não quis falar em caso concreto, mas avalia que a situação é difícil para os denunciados.

O presidente do Conselho de Ética, deputado federal Eduardo Krasier (PMDB-RS), já fez a distribuição para os relatores. No caso específico do ministro Mauro Lopes são 11 representações e a relatora, deputada Rose Rainha (PMDB-DF), pediu mais um para analisar as denúncias. Tudo foi juntado num processo único.

Já há convocação de reunião do Conselho de Ética do PMDB para os próximos dias, quando será deliberada uma recomendação à Executiva Nacional do partido. “As recomendações vão desde a suspensão como também a expulsão do partido”, lembrou. A expulsão seria a pena máxima aplicada aos filiados. Raniery explicou que será aberto o prazo de defesa para os denunciados. Os processos chegaram ao Conselho de Ética na semana passada. “O Conselho de Ética, quando provocado e raramente é procurado, tem que se posicionar. Acho que isso deve ser uma prática interessante, quando o filiado não segue a resolução baixada em convenção nacional”, disse.

O PMDB baixou uma resolução, na última convenção nacional, que não aceitaria que filiados assumissem cargos no governo federal. “O descumprimento disso é critério objetivo que enseja essas representações”, afirmou.

Veja vídeo do Portal:

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.