Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Tecnologia vai monitorar população de JP e reforçar isolamento

A Prefeitura de João Pessoa anunciou nesta quinta-feira (16) um sistema de monitoramento inteligente capaz de apontar a estimativa diária do cumprimento das medidas de distanciamento social. A primeira medição do Índice de Isolamento Social mostra que aproximadamente 47,3% da população da Capital adota a conduta preventiva de ficar em casa, seguindo a recomendação do poder público.

Segundo a prefeitura, o acompanhamento, feito a partir de uma parceria com a startup pernambucana InLoco, vai permitir o direcionamento de novas ações no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19.

O serviço de monitoramento também revela os bairros da capital paraibana com maior incidência ou redução do isolamento social. A variação na cidade encontra-se entre 33,9% no bairro de Paratibe e 69,10% no Portal do Sol. O índice recomendado é de 70%.

“O sistema de monitoramento vai nortear novas ações preventivas para o enfrentamento do novo coronavírus. Um núcleo de inteligência será montado na Secretaria de Planejamento, dando respostas às demais secretarias sobre o cumprimento, ou não, da medida de isolamento social, preconizada pelo Ministério da Saúde e adotada em vários países”, explicou a secretária de Planejamento Daniella Bandeira.

A partir do levantamento será possível agir no sentido de conter possíveis focos de aglomeração. “Com base nos dados da Secretaria de Planejamento e do monitoramento desenvolvido pela Secretaria de Saúde, a Guarda Municipal vai agir no sentido preventivo, recomendando a população que só saia de casa em caso de extrema necessidade”, comentou o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, sargento Dênis Soares.

O trabalho será intensificado a partir do uso de carros de som, com conteúdo explicativo que retrata a gravidade da pandemia na capital paraibana. Como já vinha ocorrendo desde a adoção das primeiras medidas restritivas, drones serão empregados para sobrevoar a região e identificar possíveis áreas com maior número de pessoas.

Coronavírus nos bairros

Antes restrito a regiões isoladas de João Pessoa, o novo coronavírus tem ao menos um caso registrado em 37 bairros da cidade, abrangendo todas as regiões. O número equivale a 57,8% dos bairros da Capital.

“Nas duas últimas semanas, a cidade apresentou um aumento expressivo no número de casos. Precisamos da participação de todos para alcançar os resultados esperados com o isolamento social. Está provado que essa é a melhor forma de combater a propagação do vírus, dando mais tempo para a preparação do sistema de saúde. Tem sido assim no mundo inteiro. Não se trata de uma medida simples, mas a Ciência e a experiência têm demonstrado ser este o melhor caminho”, disse o secretário Adalberto Fulgêncio, depois de fazer um balanço do número de casos registrados pela plataforma municipal.

RMJP deve ser tratada como ‘uma cidade só’

O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, tem repetido durante entrevistas que as cidades da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) devem ser tratadas como se fossem um único município no planejamento de combate ao novo coronavírus, principalmente as conurbadas (Cabedelo, Santa Rita e Bayeux) e as mais próximas (como Conde).

Com população estimada em 1,2 milhão de habitantes e 12 cidades, a RMJP concentra cerca de 90% dos casos do novo coronavírus da Paraíba. Conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado no fim da tarde dessa quarta-feira (15), a região metropolitana tinha 148 dos 165 casos do novo vírus no estado, distribuídos em João Pessoa (124), Santa Rita (14), Cabedelo (6) e Bayeux (4).

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.