Início Saúde

PMJP e Estado publicam editais de seleção para Residência Médica

O edital estadual oferece vagas para as áreas de Cirurgia Pediátrica, Endoscopia Ginecológica e Medicina Intensiva Pediátrica, enquanto o municipal tem vagas para a área de Neonatologia

O Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) publicaram editais para Residência Médica nesta terça-feira (9). O edital estadual oferece vagas para as áreas de Cirurgia Pediátrica, Endoscopia Ginecológica e Medicina Intensiva Pediátrica, enquanto o municipal tem vagas para a área de Neonatologia. As inscrições das duas seleções irão até o dia 18 de fevereiro.

O edital para o processo seletivo de João Pessoa está disponível neste link. As inscrições já estão abertas e serão realizadas exclusivamente online pelo e-mail [email protected].
 
De acordo com o edital, o programa residência médica nesta especialidade disponibiliza três vagas, com duração de dois anos e terá como cenário de prática o Instituto Cândida Vargas (ICV).
 
O processo seletivo acontecerá em duas etapas, sendo a primeira etapa composta de prova escrita objetiva de múltipla escolha e a segunda etapa corresponderá a uma entrevista individual e avaliação curricular. A aplicação da prova escrita está prevista para o dia 24 de fevereiro, das 8h às 12h, no ICV. O resultado final deverá ser divulgado no dia 26 de fevereiro, conforme o cronograma.
 
“É importante que os candidatos estejam atentos ao cronograma para não perderem a data limite da inscrição, assim como o andamento das outras etapas da seleção”, destacou Jeovana Stropp, gerente de Educação na Saúde (GES).

Estado

As inscrições do programa do Governo do Estado serão feitas on-line e estão abertas até o dia 18 de fevereiro, às 16h, e as áreas contempladas são Cirurgia Pediátrica, Endoscopia Ginecológica e Medicina Intensiva Pediátrica.
 
Uma taxa de R$ 400 é cobrada aos candidatos e deverá ser paga exclusivamente por meio de transferência bancária e os interessados podem se inscrever por meio de um formulário eletrônico. A homologação das inscrições e divulgação do local de prova será no dia 18 de fevereiro, a partir das 16h. As provas serão realizadas no dia 20 de fevereiro, a partir das 9h. 
 
As atividades do programa iniciarão no dia 1º de março. Os residentes receberão, mensalmente, a bolsa de residência estipulada pelo Ministério da Saúde e Educação, no valor bruto atual de R$ 3.330,43.
 
A secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, informou que as unidades-sedes dos programas de residência médica são o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, a Maternidade Frei Damião e outros campos de práticas da rede estadual de saúde ou ainda de parceiros conveniados. “A ampliação dos programas de Residência Médica aqui na Paraíba tem como foco a linha de cuidado materno-infantil. Esta é a nossa prioridade dentro da estratégia de diminuir a mortalidade de mães e crianças”, pontuou.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.