João Pessoa, 14 de junho de 2025
Efraim Filho defende instalação da CPMI do INSS e lembra atuação na CPI dos Fundos de Pensão
12 de maio de 2025 21:25
Victor Paiva Divulgação

Em entrevista ao podcast Poder em Debate, o senador Efraim Filho (União-PB) manifestou apoio à criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os descontos ilegais nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo o parlamentar, o tema “dialoga com a vida real das pessoas” e precisa ser enfrentado com seriedade e responsabilidade.

“Na função de líder, estou a apoiar a CPMI. Quero participar, quero ser membro da comissão para que possamos avançar”, afirmou. Efraim destacou que o objetivo não é uma “caça às bruxas”, mas sim criar mecanismos de blindagem para proteger os beneficiários. Ele lembrou ainda sua experiência como presidente da CPI dos Fundos de Pensão, que resultou em prisões, mudanças legislativas e é considerada uma das poucas CPIs que não terminaram em “pizza”.

O senador reforçou que a questão dos descontos indevidos deve ser tratada com firmeza, independentemente de espectro político. “Não há como tapar o sol com a peneira. Este é um tema da sociedade. Os culpados devem ser punidos, seja quem for, ministro, diretor do INSS, representantes do setor privado ou sindical. Isso é muito grave e não pode fazer parte da paisagem como se nada tivesse acontecido”, concluiu.

A CPMI já conta com assinaturas suficientes para ser instalada, e aguarda apenas a leitura do requerimento em sessão do Congresso Nacional.

Compartilhe: