João Pessoa, 26 de março de 2025
Lula diz que trocaria ‘cinco governadores por um senador’ em declaração sobre a eleição de 2026
11 de fevereiro de 2025 12:14
Victor Paiva Marcelo Camargo/Agência Brasil

A eleição de 2026 para o Senado na Paraíba promete ser uma das mais importantes e disputadas dos últimos anos.

Segundo apurou a Folha de S. Paulo, o ex-presidente Lula tem afirmado abertamente a aliados que trocaria “cinco governadores por um senador”. A eleição para o Senado em 2026 é vista como estratégica para os bolsonaristas, que enxergam nela uma oportunidade de emplacar pautas polêmicas, como o impeachment de ministros do STF. Serão duas vagas em disputa.

Na Paraíba, a base governista de Lula está dividida. O atual governador João Azevedo (PSB) deve ser o principal nome da situação, e conta com o apoio de figuras do Centrão, que hoje dão sustentação ao governo Lula no Congresso.

Na oposição, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) enfrentará um grande desafio: formar um palanque com nomes do centro e da direita, como Efraim Filho (União) e o grupo Cunha Lima, adversários históricos do PT.

Há um receio crescente de que o bolsonarismo consiga conquistar metade das 54 vagas em disputa, o que lhe garantiria a maioria no Senado. A maior parte desses assentos estará, teoricamente, na órbita do campo governista, o que gera apreensão entre os aliados de Lula.

Enquanto os bolsonaristas já começam a alinhar seus nomes para a disputa, incluindo Michelle, Eduardo e Flávio Bolsonaro, a base de Lula ainda busca se organizar, inclusive na Paraíba.

Compartilhe: