Em entrevista ao podcast Poder em Debate, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) falou sobre a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional após o chamado “recesso branco”, destacou a importância da Marcha dos Prefeitos e abordou temas centrais da política paraibana, incluindo as articulações de seu partido para 2026.
Retomada em Brasília e Marcha dos Prefeitos
Sobre a volta das atividades no Congresso, o parlamentar lembrou da intensa agenda da semana anterior: “Tivemos um esforço concentrado. Teve sessões de segunda a quinta a pedido do presidente Hugo Motta”. Segundo ele, a próxima semana será marcada por reuniões e articulações em torno da Marcha dos Prefeitos: “São mais de 11 mil prefeitos do Brasil inteiro que vão marcar presença lá em Brasília. Vamos discutir as pautas municipalistas, que é uma pauta que eu tenho um grande apreço.”
O deputado também confirmou que já há encontro marcado com a bancada paraibana. “Temos a reunião da bancada paraibana federal no plenário 2 da Câmara, dia 21, na terça-feira, às 17 horas.”
Disputa pela coordenação da bancada
Murilo reconheceu o impasse entre o senador Veneziano Vital do Rêgo e o deputado federal Mersinho Lucena pela coordenação da bancada paraibana. “Os dois estão conversando para ver se entram num acordo. Se não conseguirem, vou ter que chamar uma reunião da bancada federal para definir até o final do mês.”
Ele reafirmou seu compromisso com Veneziano. “Meu candidato a coordenador da bancada em 2025 é o senador Veneziano Vital.” E acrescentou: “O deputado Hugo Motta participou e também tem esse compromisso afirmado e assegurado com o senador Veneziano.”
Avaliação sobre Hugo Motta na presidência da Câmara
Ao ser questionado sobre o início da gestão de Hugo Motta na presidência da Câmara, Galdino disse que o momento exige equilíbrio. “Não é fácil estar ali onde o Hugo Motta tá hoje, num país polarizado como nós temos. O que eu venho destacando na atuação dele é que ele está muito tranquilo em relação às pressões da extrema-direita e da extrema-esquerda.”
Ele elogiou a priorização de pautas relevantes. “Projetos importantes, como o do governo federal sobre isenção do imposto de renda e o Plano Nacional de Educação, estão sendo conduzidos com responsabilidade.”
Republicanos, 2026 e articulações com Efraim
Murilo Galdino abordou as movimentações do Republicanos para 2026 e a possibilidade de candidatura própria ao governo do estado. “Hoje, o Republicanos quer participar da chapa de maneira mais ativa. Hoje pleiteia a vaga de governador na chapa de 2026.”
Ele citou nomes com potencial dentro do partido. “Tem o presidente Hugo Motta, que não se diz nem que sim, nem que não. E tem o presidente Adriano Galdino, que diz a todo canto que quer ser candidato a governador.”
Sobre os rumores de aproximação com a oposição, ele foi enfático. “Acredito que os Republicanos vão permanecer na base do governador João Azevêdo. Mas queremos que reconheçam a nossa lealdade, nossa forma de fazer política.”
Ao comentar uma possível aliança com o senador Efraim Filho, Murilo inverteu a lógica da especulação. “Nós votamos no senador Efraim para o Senado. Temos uma relação muito próxima com ele. Tendo um candidato dos Republicanos, é mais fácil de termos uma conversa e aproximação com o União Brasil.”