Início Geral

Poeta Ivanildo Vila Nova palestra sobre Zé Limeira no Espaço Cultural em JP

O repentista Ivanildo Vila Nova dará palestra gratuita nesta quinta-feira (20), a partir das 16h, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa. O evento vai discutir a temática ‘Será que Zé Limeira existiu?’ e há 20 vagas abertas ao público.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Conforme Pedro Osmar, da coordenação do Centro de Documentação e Pesquisa Musical da Funesc, as atividades passarão a ser permanentes. O foco principal é a reunião para troca de informações e debate temas propostos.

Ivanildo Vila Nova é um dos maiores nomes da cantoria e do repente da atualidade. Nascido em Caruaru, ele costuma dizer que seu pai, José Faustino Vila Nova, foi o primeiro repentista que ele ‘enfrentou’. São deles os versos de ‘Nordeste Independente’ gravados por Elba Ramalho, em 1984, certamente seu trabalho mais popular como poeta e cantador.

Zé Limeira

Há controvérsias sobre a existência de Zé Limeira. Ele teria nascido no sítio Tauá na cidade paraibana de Teixeira, em 1886, e falecido em 24 de dezembro de 1954. Ficou conhecido como Poeta do Absurdo.

A obra de Zé Limeira é marcada por distorções históricas, surrealismo e neologismos. Muito da popularização de Zé Limeira deve-se ao livro ‘Zé Limeira, o poeta do absurdo’, escrito em 1969 e lançado em 1973 pelo jornalista e poeta paraibano Orlando Tejo, nascido em 1935.

Muitos acreditam que foi o próprio Tejo quem inventou Zé Limeira. Há, todavia, um grande número de depoimentos de cantadores e estudiosos garantindo que Zé Limeira existiu e teve reconhecimento popular. O livro ‘Zé Limeira, o poeta do absurdo’ já conta com 11 edições.

De maneira geral, descreve-se Zé Limeira como um negro alto e de figurino pouco discreto. Usava enormes óculos escuros, roupas coloridas e de 15 a 20 anéis. A sua viola era colorida e tinha fitas dependuradas.

A obra de Zé Limeira já teve adaptações para o teatro e também para a música. Ele também foi protagonista do documentário ‘O homem que viu Zé Limeira’, de Maurício Melo Jr..

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.