Início Geral

Políticos paraibanos em destaque

A bancada federal da Paraíba nunca se destacou tanto, no Congresso Nacional, como vem ocorrendo desde 2014. Claro que parlamentares paraibanos se destacaram, no passado, no plano nacional, em função da atuação deles no Parlamento brasileiro.

Como exemplo, podemos citar Samuel Duarte, que presidiu a Câmara entre 1947 e 1948; Ernani Sátyro, líder do governo Costa e Silva entre 1967 e 1968; Humberto Lucena, duas vezes presidente do Senado entre 1987-1989 e 1993-1995; Ronaldo Cunha Lima (primeiro secretário do Senado); Cícero Lucena, ministro e primeiro secretário do Senado; Antônio Mariz, relator do impeachment de Fernando Collor de Melo; Efraim Morais, primeiro secretário da Câmara entre 2006 e 2008, presidente da CPI dos Bingos em 2005 e presidente da Câmara entre 17 de dezembro de 2002 e 2 de fevereiro de 2003; entre outros.

Mas na legislatura atual, vários parlamentares têm se destacado. Cássio Cunha Lima foi líder do PSDB e eleito ontem primeiro vice-presidente do Senado; Raimundo Lira foi presidente da comissão do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no ano passado, e ontem foi eleito para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no lugar que já era ocupado por outro paraibano, José Maranhão. Na Câmara Federal, o deputado Aguinaldo Ribeiro foi ministro do governo da presidente Dilma Rousseff; o deputado Hugo Motta presidiu a CPI da Petrobras; o deputado Efraim Filho presidiu a CPI dos Fundos de Pensão.

Juntos, venceremos?!

Só faltou essa frase nos discursos do deputado Gervásio Maia Filho e do governador Ricardo Coutinho: “Vamos vencer em 2018”. A posse do socialista na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba é tida como uma das mais prestigiadas da história. Outro palavra chave do discurso dos dois foi “amizade”. E pelo visto, vai longe.

Parceiro

Adriano Galdino, no discurso, foi diplomático. Agradeceu ao governador e a Gervásio a condução da eleição das duas Mesas Diretoras. O primeiro biênio foi presidido por ele, chamado de “parceiro” por Maia.

Pavimentação

A vice-governadora Lígia Feliciano também foi lembrada por Galdino. Destacou a “decência e a ética” da mesma. É a pavimentação para 2018.

Unha e carne

“Eu herdei uma coisa muito preciosa do meu pai: a sua amizade”. Disse Gervásio, olho no olho, para Ricardo Coutinho. Quem conviveu, sabe, da ligação entre Gervásio pai e Ricardo. Como se diz no interior: “unha e carne”.

Juventude

Ricardo não poupou elogios ao parlamentar. Duas características citadas: determinado e corajoso. “Tenho confiança na sua juventude”.

Fumaça branca

Na missa da solenidade de posse do desembargador Joás de Brito Pereira, cinco personagens que se destacaram nesse processo de eleição da Mesa Diretora: os desembargadores Leandro dos Santos, Romero Marcelo, Fred Coutinho, Oswaldo Trigueiro Filho e Maria de Fátima Bezerra. Sinal de fumaça branca da paz.

Em alta

“Por onde eu chego, nos sindicatos do interior, todos estão com o Correio da Paraíba nas mãos”. A declaração é do presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação, Chico Pereira. Impresso é impresso.

Contribuição

O PPL elegeu quatro vereadores no Estado e está ameaçando expulsá-los porque não querem pagar a contribuição partidária. #ôparaíbaboa

Líder, não!

Na reunião da oposição que aconteceu ontem após a posse de Gervásio Maia, a deputada Daniella Ribeiro já anunciou aos colegas: não colocará o nome para ser líder da oposição, e que “prefere contribuir de outra forma”.

Prestígio

Na companhia do ex-prefeito Chico Franca, o vereador Damásio Franca Neto (PP) prestigiou a posse de Gervásio Maia na presidência da ALPB.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.