Início Geral

População comparece à Catedral de JP para se despedir de Dom José; veja fotos

Autoridades, religiosos e católicos foram se despedir de Dom José Maria Pires, Arcebispo Emérito da Paraíba, em seu velório que acontece durante toda a manhã desta terça-feira (29). O corpo é velado na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, onde ocorre uma missa neste momento e acontecerá outra às 16h, que será celebrada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Delson.

Leia mais: Confira imagens da chegada do corpo de Dom José à Paraíba

O padre Rui Braga, pároco da Catedral, descreveu Dom José como um homem que “lutou bastante pela igualdade social, pelos direitos de cada ser humano e de um modo bem especial tinha um amor muito grande pela terra”. Ele também falou sobre a missa durante a manhã.

“Haverá uma missa com os trabalhadores rurais, a quem ele tinha uma atenção especial, depois outras orações, visitação. E às 16h uma missa de corpo presente, celebrada por Dom Delson e em seguida o sepultamento na cripta da pia batismal, dnde estão os corpos de Dom Marcelo e Dom Epaminondas. A gente acredita que pelo menos 500 deles estarão aqui, vindos de todos os lugares”, disse.

O religioso ainda lembrou a coincidência das datas da morte de Dom José e do martírio de São João Batista.

“Ele morreu no dia do catequista e dia do martírio de São João Batista, que foi o precursor do Messias. Ele morreu num dia santificado. Com certeza ele já goza das alegrias eternas. Tenho certeza que dom José não tem motivo algum para ir para o purgatório, ele irá direto para o céu”, disse.

Quem também esteve presente no velório foi o deputado estadual Frei Anastácio, que relembrou a trajetória e o legado de Dom José.

“Não é um momento de dor, é um momento de louvor a Deus pela pessoa que foi Dom José Maria Pires. como cidadão, como padre, como bispo e como pastor de uma igreja como foi a arquidiocese da Paraíba. Um legado que ele deixa é de um homem que teve respeito de todas as classes sociais, dos pobres a governador. Era respeitado por suas posições coerentes, sérias e este é um dos grandes legados. O outro é que era um homem de fé, de compromisso para com os pobres. Ele tinha lado, não ficava em cima do muro, e o lado dele era os oprimidos, aqueles que passavam necessidade”, relembrou.

O delegado Isaías Olegário também esteve presente para se despedir de Dom José.

“Na verdade, como cristão, o legado que Dom José nos deixa é de muita aprendizagem, evangelização, e a igreja católica da Paraíba e do Brasil perdem muito. Porque é um grande pastor que vai para o reino de Deus. Um formador de opinião, um evangelizador de primeira e seguido por muita gente quando foi arcebispo da Paraíba”, finalizou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.