Início Notícias

População enfrenta sol e fila para agendar castrações em JP

A redação do Portal Correio recebeu um vídeo do leitor Jaymerson Carneiro na manhã desta sexta-feira (1º), através do qual podemos observar uma fila de grandes proporções em frente ao Centro de Castração de Animais, localizado no Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (CVAZ), no bairro dos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa, durante agendamento para esterilização de cães e gatos. Devido à intensa procura, muita gente teve que aguardar atendimento debaixo de sol forte. Veja o vídeo abaixo:

Segundo Nilton Guedes, coordenador do CVAZ, cerca de 800 pessoas foram atendidas nesta sexta-feira. “Hoje é o dia de agendamento para pessoas já cadastradas em nosso sistema. Os cadastros ocorrem diariamente e, para isso, os interessados devem trazer comprovante de residência, pois é um serviço municipal. Só ocorrerá outro dia de agendamento quando todos os procedimentos cirúrgicos já agendados tiverem ocorrido”, disse o gestor, que informou que as cirurgias seguem ocorrendo normalmente e que cerca de 20 animais são esterilizados por dia, tendo uma média de 300 castrações por mês, entre machos e fêmeas.

O Centro de Castração é responsável por todas as etapas do atendimento, que inclui avaliação clínica, exames, cirurgia e pós-cirúrgico. O método de realizado é o mais indicado e o animal recebe alta no mesmo dia.

Esterilização

De acordo com o gerente do Centro de Zoonoses, a cirurgia de esterilização não é considerada perigosa e os riscos envolvidos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico.

“Para a realização da esterilização, os animais devem apresentar bom estado de saúde e se submeter a alguns critérios de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, e não estar na fase de amamentação nem no cio”, explicou Nilton Guedes.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.