Moeda: Clima: Marés:
Início Cotidiano

Por que azulejos ficam encardidos?

Veja o que fazer e o que não fazer na limpeza dos revestimentos

Quem nunca ficou incomodado com o fato de limpar incessantemente os azulejos da cozinha ou do banheiro e não conseguir tirar as manchas amareladas? Pois é, a inquietação de quem cuida da moradia faz com que se compre na feira vários produtos para tentar remover o encardido dos revestimentos. E, muitas vezes, os abrasivos não são os mais recomendados. Afinal de contas, por que os azulejos ficam sujos?

Não há uma resposta científica para isso, diz a arquiteta e urbanista e Profa. Ma. Bárbara Arnaud, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil do Unipê. Mas ela lembra que alguns lugares têm maior mudança de cor e tonalidade: os corredores, a frente das bancadas de cozinha e os banheiros.

“Isso é decorrente do grande fluxo de pessoas no corredor, da função exercida na cozinha como a de cocção, já que se utiliza de frituras para o preparo de alimentos, além disso alguns condimentos que contêm coloração caem esporadicamente no chão onde são pisados e espalhados pelo azulejo”, exemplifica Bárbara.

Banheiro e cozinha

Não há um local que fique mais sujo que o outro porque o aparecimento das manchas depende da intensidade de uso do espaço. A cozinha, por exemplo, é um local onde em geral se passa pano úmido após um serviço. Já o banheiro costuma ficar com aparência suja mais rapidamente. “E nele existe ainda uma grande enxurrada de produtos abrasivos que podem prejudicar a vida útil e durabilidade do azulejo”, complementa.

Outro aspecto que contribui para o amarelamento dos azulejos no banheiro é o tipo de produto usado na limpeza. Ao tomarmos banho, liberamos uma camada de pele e a gordura dos sabonetes, que ficam encrustadas nos revestimentos e rejuntes do box. Embora seja geralmente o lugar mais limpo da casa, usar ácido e soda cáustica, entre outros, pode deixar ou não um aspecto envelhecido nos azulejos ou perder suas características rapidamente.

Por isso, Bárbara recomenda não usar esses produtos nem seus derivados, a fim de preservar e não danificar as propriedades do revestimento, como o brilho.

Limpeza

Há inúmeras receitas caseiras de limpeza de azulejo, mas a mais utilizada é a que mistura vinagre de álcool com bicarbonato de sódio e alvejante. “Não existe tempo certo para a limpeza, pois isso varia com a frequência de utilização do ambiente, mas sempre que se notar um amarelamento no revestimento é ideal realizar a limpeza mais pesada”, fala. Já para os rejuntes, Bárbara ensina uma outra receita caseira. Veja abaixo.

Ingredientes

– ½ de xícara de bicarbonato de sódio.

– ¼ de xícara de peróxido de hidrogênio.

– 1 colher de chá de detergente.

Processo: misture todos os ingredientes. Depois, aplique a solução de limpeza na argamassa. Espere de 5 a 10 minutos, esfregue e enxágue.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.