Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Portadores de três doenças sem cura podem ter assistência no HUAC

Portadores das doenças Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia podem receber atendimento no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande-PB. A unidade é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No caso de pacientes de Campina Grande, a primeira consulta em cada especialidade é agendada diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS), que providencia a marcação da consulta. É necessária a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para pacientes dos 176 municípios pactuados com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, a regra muda. O usuário deve se dirigir à Secretaria da Saúde da cidade onde mora, e a instituição faz a solicitação de atendimento, por meio do Sisreg, à Central de Regulação de Campina Grande, que faz a marcação no HUAC. Também é imprescindível a apresentação do cartão do SUS.

O atendimento aos pacientes é feito por especialistas em Reumatologia, Geriatria e Neurologia. Para mais informações sobre os serviços, o interessado deve ligar para o HU de Campina Grande, no telefone (83) 2101-5500.

Fevereiro Roxo

As três doenças são focos da campanha Fevereiro Roxo, realizada em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar sobre o diagnóstico correto e o tratamento dessas patologias. A campanha une as doenças Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia (aparentemente sem nada em comum), justamente, porque são patologias ainda sem cura, mas cujo diagnóstico precoce possibilita a qualidade de vida dos pacientes.

Foto: Divulgação

“Nosso atendimento ocorre durante todo o ano, de forma normal. No caso de Lúpus e Fibromialgia, os pacientes são atendidos por reumatologistas. Usuários com suspeita ou diagnóstico de Alzheimer recebem assistência da Geriatria e Neurologia”, explicou Consuelo Padilha, a gerente de Atenção à Saúde do HUAC.

Conheça as doenças

Alzheimer – Transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Essa doença afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

Lúpus – Doença autoimune caracterizada pela produção de autoanticorpos e inflamação em diversos órgãos e dano tecidual. A causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais podem resultar no desencadeamento da doença. As características clínicas variam de um indivíduo para outro, e a evolução costuma ser crônica, com períodos mais acentuados e outros de remissão.

Fibromialgia – Doença silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e que não causa qualquer transformação externa na pessoa, que se manifesta como uma dor crônica caracterizada por se disseminar por várias partes do corpo e provocar fadiga, distúrbios de sono e episódios depressivos.

Comentários

Helenita disse:

Eu tenho Fibromialgia já faço tratamento,mas eu dei baixa no meu plano de saúde,tive que optar ,ou fica com plano ou compra os remédios,fiquei com os remédios, sou diabética e hipertensa. Tenho laudo da fibromialgia. Gostaria de saber se é preciso marcar a primeira consulta no Centro de Saúde??

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.