Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Postos de saúde oferecem 18 vacinas gratuitas em JP

A população de João Pessoa tem a disposição 18 vacinas gratuitas, que fazem parte do calendário de rotina, para imunização nos postos de saúde da Capital. Segundo o coordenador da seção de imunização em João Pessoa, Fernando Virgolino, as vacinas são o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas e devem ser tomadas por todos.

Leia também: Como aliviar os sintomas da rinite e sinusite através da alimentação

“As vacinas têm como objetivo simular uma doença infecciosa, só que de forma segura, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, ela desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual a vacina foi desenvolvida”, explicou Fernando Virgolino.

Dados sobre doses

De janeiro a setembro de 2018 já foram 770 mil doses de vacina ofertadas, sendo a mais procurada, a hepatite B, com 40,8 mil doses, além das campanhas promovidas pelos serviços, que levam muitas pessoas aos postos de vacinação.

Nos serviços de saúde são ofertados gratuitamente vacinas como BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral.

“No Serviço Único de Saúde, além das vacinas que fazem parte do calendário como esquema vacinal, são ofertadas vacina antirrábica humana e febre amarela para casos específicos dos usuários. Diante de todo trabalho preventivo que realizamos, as pessoas devem se conscientizar da importância da vacinação para manter o bloqueio de doenças dentro do nosso território, impedindo o acesso de doenças e de suas complicações”, completou Fernando Virgolino.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.