O ex-prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon, vai responder, junto com outras seis pessoas, por fraude em licitação e crimes de responsabilidade. A denúncia contra o ex-gestor foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e recebida pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), em Recife. Em uma das licitações, houve superfaturamento de 85%.
Leia mais notícias de Política no Portal Correio
Além de Marcos Odilon, também vão responder ao processo Carlos Alberto Leite de Aguiar (presidente da Comissão de Licitação), Antônio Carlos Dias Silvino e Eglonei Correa da Silva (membros da comissão), Cassiano José da Costa (representante e controlador do “Verdurão Coco de Praia”), Janival Xavier de Azevedo (representante e controlador do “Sacolão 2000”) e Tarcísio Saulo de Paiva (controlador da “Comercial Paiva Ltda.” e atual prefeito do município de Gurinhém).
Segundo a denúncia, em 2008, o município de Santa Rita recebeu recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinados à aquisição de produtos para merenda escolar. Entretanto, em vez de realizar uma única licitação (do tipo concorrência), o município fracionou a compra em dez etapas (uma tomada de preços e nove convites).
De acordo com a denúncia, o Convite nº 166/2008 consistiu em uma licitação montada, vencida pela empresa “Verdurão Coco de Praia”, com superfaturamento equivalente a 85% dos preços praticados no mercado.
O sobrepreço foi justificado pelo representante do fornecedor como decorrência da excelência dos produtos oferecidos. Os demais procedimentos licitatórios também foram direcionados, beneficiando várias empresas em um esquema de rodízio.
O MPF informou que foram cometidos os crimes de aquisição de bens sem concorrência ou coleta de preços, fraude, mediante prévia combinação, para afastar a natureza competitiva da licitação e beneficiar o vencedor, bem como desvio de rendas públicas em favor de terceiro.
Os citados nesta matéria não foram encontrados pelo Portal Correio para comentar o assunto.