Moeda: Clima: Marés:

Prefeitura de Cruz do Espírito Santo realiza 1ª Conferência Municipal da Cultura

(Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Cruz do Espírito Santo)

A Secretária Municipal de Cultura da cidade de Cruz do Espírito Santo, realizou na tarde da última quinta-feira (26/10), no Centro Cultural Rafael Fernandes de Carvalho, a 1ª (CMC): Conferência Municipal de Cultura.

O evento atendeu ao calendário nacional, e teve o objetivo de analisar, propor, deliberar e coletar diretrizes, com base na avaliação local, junto aos representantes culturais e demais fazedores de cultura da região, com vistas ao desenvolvimento e a implantação das políticas públicas de cultura dos próximos anos, nas esferas municipal, estadual e federal.

Na programação, além da escolha dos delegados locais, foram divididos os grupos de trabalho em um número de seis (6), mesmo número de subtemas, denominados de eixos, sendo eles: 

  • Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
  • Eixo 2 – Democratização do acesso a cultura e Participação Social; 
  • Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
  • Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 
  • Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e 
  • Eixo 6 – Direito às Artes e às Línguas Digitais.

A estrutura organizacional desses eixos serviram para o melhor apontamento das sugestões, bem como para a formalização de um documento que, após ser elaborado, foi apresentado e aprovado pelos participantes. Durante o evento, são eleitos os representantes do município que irão participar da conferência estadual no mês de novembro, que acontecerá na cidade de Campina Grande, momento em que as proposituras da Conferência Municipal serão apresentadas a nível estadual. Nesta esfera, também serão eleitos os delegados da Paraíba que participarão da conferência nacional em Brasília, no próximo ano.

As conferências são um instrumento de extraordinária importância e, esta edição em especial, foi bastante celebrada por todos os fazedores de cultura do país inteiro, levando em consideração que a sua realização marca a retomada  do pleno funcionamento e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura.

A 1ª Conferência Municipal, contou com a presença da Prefeita Aliny Povão, do Secretário de Educação, Adjelson Almeida, da Coordenadora do Bolsa Família, Eleonora Barbosa e da Presidente da Câmara Municipal, Maria do Socorro, representando o Poder Legislativo. Também participaram, artistas locais de diversas expressões, tais como: dança, música e artesanato. 

“Parece ser um momento pequeno e que às vezes infelizmente algumas pessoas falam que é insignificante, mas só a gente que é daqui de Cruz do Espírito, só vocês que são artesãos e que são os artistas de nossa terra, sabe o quanto isso é significante e o quanto tudo isso é importante.” Declarou a prefeita Aliny, durante seu discurso. 

“A importância da Conferência Municipal da Cultura, é a forma da gente sentar, formular os projetos, ideias, criando assim as políticas de cultura para a nossa cidade, estado e país, discutindo o direito à cultura, o marco regulatório do setor, as leis de fomento e toda a política geral da cultura”. Pontuou, Phillipe Douglas Alcantara, gestor da pasta.

“Estamos fazendo uma avaliação para a primeira conferência municipal de cultura de Cruz do Espírito Santo e classificando-a como muito positiva! Tivemos a participação em massa das manifestações culturais do   nosso município, como artesãos, cantores, grupos de dança  e da sociedade civil no geral. Foi muito bom discutir as propostas para o futuro da Cultura em nosso município, buscando ideias que vão ser  levadas adiante para o estado e o governo federal. Que juntos com  ministério da cultura a gente possa ter uma base de apoio para executar tudo aquilo que imaginamos, sonhamos e planejamos. Muito grato, estou, pelo evento realizado!!

A primeira Conferência Municipal, recebeu a participação especial do sexteto da banda marcial 7 de março, que abrilhantou com duas belíssimas apresentações musicais, interpretando o tradicional hino nacional brasileiro e o municipal. Na parte externa do Centro Cultural foram montadas algumas mesas com a exposição de um variado trabalho de artesanato, produzido por artistas da localidade. O evento também contou com a palestra do Conferencista e Professor da Universidade Federal da Paraíba UFPB, Valdir Lima, que foi convidado para falar sobre o tema: “Democracia e Direito à Cultura” 

O evento foi aberto ao público, teve o seu início às 13h e se estendeu, por toda a tarde. No final, os participantes ainda desfrutaram de um delicioso “Coffee Break” oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

Conferência Municipal da Cultura

Local: Centro Cultural Rafael Fernandes de Carvalho

Data: Quinta-feira, 26 de Outubro

Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cruz do Espírito Santo

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.