Início Pandemia

Prefeitura de João Pessoa aplica 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 78+

Secretário de Saúde, Fábio Rocha, afirmou que as pessoas podem procurar os postos de vacinação "com tranquilidade"
Vacinas da Fiocruz contra a Covid-19 (Foto: Gilson Abreu/AEN)

A Prefeitura de João Pessoa vai concentrar o atendimento na aplicação da dose de reforço da vacina Coronavac/Butantan contra Covid-19 para pessoas com 78 anos ou mais, neste sábado (17). Serão abertos sete postos de imunização em cinco ginásios (8h às 12h) e dois do tipo drive thru (9h às 15h), instalados no Ronaldão (Cristo) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube).

“A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade das pessoas buscarem a segunda dose da vacina, mas que só o façam após o 28º dia de ter tomado a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan, ou seja, até 20 de março”, disse a prefeitura.

O secretário de Saúde, Fábio Rocha, afirmou que as pessoas podem procurar os postos de vacinação “com tranquilidade, sem pressa ou preocupação em conseguir tomar a dose de reforço”.

“Todos os cuidados foram tomados para atender com segurança a todos que procurem os postos de vacina. Pedimos que, antes de se dirigir aos locais, cada um veja o seu cartão de imunização com a data de primeira dose e tenham a certeza de ter passado os 28 dias. Temos o levantamento do número de pessoas que precisam tomar o reforço nesse prazo e organizamos com base no quantitativo de doses que recebemos do Ministério da Saúde”, explicou.

A Secretaria de Saúde continua cadastrando os usuários – pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

O órgão esclarece, porém, que as pessoas com 78 anos ou mais que irão se vacinar, caso não consigam realizar o cadastramento, serão atendidas e orientadas no próprio local de vacinação.

“Com o cadastramento dos usuários pelo aplicativo, será possível agilizar o atendimento que passará a acontecer prioritariamente através de agendamento, com o objetivo de evitar longa espera e problemas com aglomerações nos postos de vacinação”, disse a prefeitura.

Após o cadastramento, o cidadão irá receber uma mensagem sobre a abertura de agendamento para o seu grupo prioritário, permitindo que ele saiba horário e local para tomar a primeira ou segunda dose.

Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação. A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistema operacional Android.

Documentação exigida

Quem for tomar o reforço é imprescindível levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

Postos de vacinação (2ª dose)

Ginásios – 8h às 12h

Distrito Sanitário I
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)

Distrito Sanitário II
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)

Distrito Sanitário III
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)

Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru (9h às 15h)
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Ginásio O Ronaldão (Cristo)

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.