Moeda: Clima: Marés:
Início Executivo

Prefeitura de João Pessoa contrata empresa que fez obra em Balneário Camboriú para alargamento de praias

Empresa será responsável por projeto conceitual de proteção costeira e urbanização em quatro praias da Capital: Bessa, Manaíra, Ponta do Seixas e Jacarapé
Férias
(Foto: Divulgação/PMJP)

A Prefeitura de João Pessoa contratou a empresa Alleanza Projetos e Consultoria Ltda para desenvolver o projeto de alargamento da faixa de areia em praias da Capital.

Conforme o Termo de Homologação da licitação, publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial do Município, o projeto abrange as praias de Bessa, Manaíra, Ponta do Seixas (Falésia do Cabo Branco) e Jacarapé (Polo Turístico).

O valor do contrato é de R$ 275.502,40 e o Termo especifica que a empresa deverá elaborar “um masterplan (projeto conceitual) de proteção costeira e urbanização, incluindo estudos e modelagens numéricas e anteprojetos de engenharia para redução do processo de erosão costeira”.

O objetivo, segundo o documento, é “permitir o uso contínuo da praia por turistas e banhistas locais, bem como proteger as infraestruturas existentes e reestabelecer dunas e vegetações costeiras”.

O que se sabe sobre o projeto

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou o alargamento da faixa de areia nas praias de João Pessoa em outubro de 2021. O objetivo, segundo ele, seria proteger a falésia do Cabo Branco e conter o avanço do mar sobre a Orla da Capital.

Cícero falou que, na sua gestão anterior, de 1997 a 2004, já tinha pensado em fazer a obra, mas o projeto foi abandonado pelas administrações seguintes.

Previsão de investimentos e início das obras

Em fevereiro, o secretário de infraestrutura de João Pessoa, Rubens Falcão, disse, em entrevista a uma emissora de rádio da Capital, o alargamento da faixa de areia nas praias de João Pessoa deve custar cerca de R$ 200 milhões.

Conforme Falcão, a expectativa é de que a prefeitura consiga licenciamento e realize licitação para a obra até outubro.

Ainda no início de fevereiro, Cícero Lucena disse que a ideia é iniciar as obras em dezembro deste ano. Ele adiantou que o projeto em elaboração prevê uma pista viária ligando o Cabo Branco à Ponta do Seixas, contornando a falésia.

Também estaria em estudo a construção de uma terceira via na avenida paralela à Praia de Manaíra, com alargamento da calçadinha e transferência da ciclovia para depois da calçada.

Estariam entre os planos do prefeito, ainda, a instalação de uma marina na Praia de Tambaú e uma “reurbanização de toda a Orla de João Pessoa”.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.