Início Geral

Prefeitura de Patos participa de seminário de Alerta de Desastres Naturais

O secretário municipal de Agricultura, João Paulo de Lacerda, acompanhado do coordenador da Defesa Civil, Otaviano Ferreira, representando a Prefeitura de Patos, participaram, entre os dias 4 e 6 de abril, no Parque Ecológico que fica em São José dos Campos, estado de São Paulo, do seminário do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem).

Leia mais Notícias no Portal Correio

O Cemadem é um órgão de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e tem como objetivo desenvolver projetos de inovações para aprimorar os alertas de desastres naturais, também auxilia o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).

O coordenador da Defesa Civil, Otaviano Ferreira, falou da sua participação no evento, o qual apresentou uma proposta para adquirir equipamentos.

“A cidade de Patos, é considerada vulnerável a desastres naturais, tanto na seca como em períodos de chuva. Então, fomos convidados a participar desse evento, onde, na oportunidade, apresentamos uma proposta através de requerimento que foi aprovado para adquirir equipamentos de monitoramento para nossa cidade”, disse o coordenador.

Em decorrência desse requerimento, até o fim do primeiro semestre, a Defesa Civil de Patos receberá três equipamentos de trabalho, dois pluviômetros automáticos e um fluviômetro que irão monitorar, diariamente, o nível das chuvas e a altura das enchentes fluviais. Desse modo, caso haja alguma previsão de enchente, será emitido um sinal de alerta por parte da Defesa Civil para a população que esteja em risco, como também em caso de assistência também prestarão auxílio em parceria com Corpo de Bombeiros e o SAMU.

Otaviano disse, ainda, que é de grande valia a participação da Defesa Civil em eventos dessa natureza para que possa ser avaliada a situação real da cidade de Patos nos períodos críticos de desastres.

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, falou da importância que foi participar desse evento e do compromisso da Prefeitura de Patos para com a população.

“Fomos à única representação da Paraíba nesse evento, onde obtivemos importantes conquistas. Trocamos experiências sobre desastre, como já ocorreram alguns aqui em Patos. Essa troca de experiência nos serviu para que pudéssemos prever, futuramente, possíveis desastres e tomar as medidas necessárias para preservar a segurança da população”, explicou João Paulo.

Na oportunidade, João Paulo já começou a cogitar a concretização de um projeto que consiste em realizar o primeiro Seminário de Defesa Civil em Patos, oportunidade em que irá abordar, principalmente, as calamidades causadas pela seca.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.