Moeda: Clima: Marés:

Prefeitura de Soledade inicia inseminação de bovinos para promover melhoramento genético

Foto: Divulgação

Cinquenta e três vacas de produtores locais de Soledade foram inseminadas artificialmente. A ação faz parte do programa Mais Pecuária Brasil, que em parceria com a Prefeitura pretende inseminar 600 bovinos neste ano. O projeto é  totalmente gratuito e visa o melhoramento genético dos rebanhos.

Em Soledade, o programa deve ter a duração de quatro anos. Tendo como braços do desenvolvimento o empreendedorismo e gastronomia, parte dos insumos para geração de renda no município de Soledade vem da agricultura. 

Para a primeira ação do programa, foram escolhidas as vacas que estavam em situação adequada para receber os sêmens armazenados. A inseminação foi feita pela veterinária Jéssica Assis, juntamente com os técnicos agropecuários André Tiúba e Claudiana Marinho e produtores da região. 

A inseminação artificial garante a otimização do espaço, uma vez que reproduz os animais nas melhores condições sem ocupar terras com mais bovinos. A prática proporciona ainda o crescimento e desenvolvimento do rebanho, gerando mais renda para os agricultores e fortalecendo o mercado agropecuário da região. 

O procedimento é conhecido como Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF) e é dividido em três etapas: o diagnóstico de gestação e implante de progesterona; a retirada do implante e aplicação de hormônios e a inseminação.  

O Programa Mais Pecuária Brasil acontecerá também em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores familiares rurais (Conafer) e ficará disponível para os produtores do município. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca na sede do Centro Administrativo na Prefeitura de Soledade para realizar o cadastro.

Agricultura em Soledade – A Prefeitura anunciou recentemente um censo para identificar todo o quantitativo de animais, alimentos produzidos, cisternas existentes e espaços ocupados pelos trabalhadores. As informações reunidas auxiliam no diagnóstico das potencialidades agrícolas da cidade e vão identificar quais projetos podem ser elaborados para amenizar os desafios da vida no campo.

*Conteúdo de responsabilidade da Prefeitura de Sumé

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.