Moeda: Clima: Marés:

Prefeitura de Soledade inicia Plano de Desenvolvimento Sustentável para Polo Industrial

Foto: Divulgação

Com um Polo Industrial a ser instalado no município, a Prefeitura de Soledade deu início a criação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade. O projeto irá elencar todas as potencialidades da cidade para atrair empresas que queiram ser implantadas na região. O polo deve abrigar empresas do ramo de minério e gerar empregos para a população do Curimataú Ocidental.

O plano seguirá três fases, sendo a primeira um ‘diagnóstico’, que será iniciado ainda neste mês de maio. A segunda etapa será a construção de estratégias e a última fase será o momento de construir o plano de ação para o desenvolvimento do município. A previsão para conclusão do projeto é até final de agosto.

A primeira reunião ocorreu na última quarta-feira (04) e reuniu parcerias privadas que irão apoiar a instalação do núcleo. No setor público, a iniciativa terá a participação de diversos órgãos, como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), PBGás, Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Energisa, Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)e a Agência Municipal de Desenvolvimento de Campina Grande.

O polo industrial deve ser instalado às margens da BR-230, que fica na entrada da cidade. A localização é estratégica, uma vez que a rodovia federal é uma das que possuem maior movimentação todos os dias e é a principal rota para acessar o interior paraibano. Além disso, a cidade tem posição próxima das principais estradas estaduais, como PB-176, PB-157 e PB-177, que garantem uma vantagem logística e facilidade de escoamento da produção do núcleo.

A iniciativa também é aposta por estar próxima de municípios que produzem a matéria-prima – 90% do minério Bentonita saem das regiões do Cariri, Curimataú e Seridó. O material também vai para exportação.

“Com esse plano de desenvolvimento vamos fazer um levantamento dos atrativos que possuímos para que as empresas considerem se abrigar no núcleo e vejam a alternativa como interessante para seus negócios. Vamos criar em Soledade um ambiente favorável para a instalação dessas organizações”, pontuou o prefeito do município, Geraldo Moura Ramos.

Polo Industrial – O projeto já ganhou destaque nacional na revista ‘Valor Econômico’, que ressaltou o potencial do núcleo. O espaço é visto como um complexo importante e promissor para atrair oportunidades de investimentos que vão alavancar o desenvolvimento regional.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.