Prefeitura entrega 20 banheiros sanitários domiciliares em comunidades da zona rural de Santa Luzia

Ação faz parte da primeira etapa de projeto que vai construir um total de 41 unidades em toda a zona rural
(Foto: Assessoria de Comunicação/PMSL)

A Prefeitura de Santa Luzia fez a entrega de 20 banheiros sanitários construídos em residências localizadas em comunidades rurais do município. A ação faz parte da primeira etapa de projeto que vai construir um total de 41 unidades em toda a zona rural. A execução é das secretarias municipais de Saúde e de Produção Rural, Desenvolvimento e Trabalho. O investimento total é de cerca de R$ 500 mil, com recursos provenientes de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O prefeito José Alexandre de Araújo – Zezé e o secretário de Produção Rural, Mário Medeiros, estiveram na tarde desta quinta-feira (22) visitando alguns banheiros já entregues em comunidades rurais e destacaram a política de valorização do homem do campo estabelecida desde o início da atual gestão.

“A conclusão e entrega desses banheiros sanitários trata-se de mais uma ação direta em benefício dos santa-luzienses que moram e trabalham nas comunidades rurais. Essas intervenções são de extrema importância, pois, beneficiam diretamente dezenas de famílias que moravam em residências com condições insalubres, e passam por muita dificuldade. Identificamos aqueles mais necessitados e estamos resolvendo esse problema de vez. É mais qualidade de vida, é mais segurança e mais saúde para a população”, disse.

Comunidades beneficiadas

Já foram entregues 20 banheiros sanitários, construídos nas seguintes comunidades: Sítio do Pinga (3); Sítio Boa Vista (1); Sítio Boqueirão do Pinga (2); Sítio Jaguaribe (1); Sítio Mucunã (1); Sítio Cachoeira Salgada (2); Riacho do Fogo (2); Riacho do Saco (1); Vaquejador (2); Santo Antônio (2) Vertentes (1); Lagoa do Tapuio (1); e Lagoa Salgada (1).

Ganho social

A agricultora Fátima Siqueira, da Comunidade Santo Antônio, destacou a importância social da construção dos banheiros sanitários. “Representa muito para os moradores da zona rural, pois, em alguns sítios as condições de higiene são ruins e, por meio de uma ação como essa, você tem acesso a um banheiro de boa qualidade, com cerâmica, vaso sanitário, caixa d’água, com certeza é mais dignidade para todos”, pontuou.

A ideia foi compartilhada pela vizinha Anicélia Henrique, também da Comunidade Santo Antonio. “Com certeza é muito importante recebermos esse banheiro novo, bem acabado, e isso é muito importante para a família”, frisou.

Estrutura

Cada banheiro construído nas residências é estruturado com cerâmica, bacia sanitária, chuveiro e área para banho, pia, caixa d’água de 500 litros (superior), e tanque de 525 litros (subterrâneo). “As novas construções seguirão o cronograma de obras estabelecido pela gestão municipal. Essas construções beneficiarão muito os moradores da zona rural. É algo nunca visto na história do nosso município”, disse o secretário Mário Medeiros.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.