Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Vacinação contra gripe tem esquema para evitar coronavírus

Começa nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) em todo o Brasil. Serão vacinados, primeiramente, os idosos e os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população. O estado recebeu 246 mil doses da vacina e já foram encaminhadas para os municípios paraibanos. Ano passado, a Paraíba atingiu 94,44% da meta de vacinação.

A campanha foi antecipada e a decisão é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que, dependendo da gravidade, pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país.

Leia também:

Esquema de vacinação

As prefeituras elaboraram um esquema de vacinação para evitar aglomerações nas unidades de saúde. De acordo com recomendação do Governo do Estado, o ideal é que as vacinas sejam aplicadas de casa em casa, mas as prefeituras têm liberdade para pôr em prática a vacinação.

“O Governo do Estado recomenda que os municípios lancem estratégias de vacinação dos idosos casa a casa, para evitar aglomeração nos serviços de saúde. Esses cronogramas devem ser divulgados previamente para que os idosos aguardem em casa”, informou a chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga. 

Em João Pessoa, a vacinação para a população idosa será realizada de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h até o dia 3 de abril, em ginásios municipais próximos de suas residências para facilitar o acesso. Os idosos acamados serão imunizados em casa, mediante agendamento prévio de seus familiares em suas unidades de saúde da família (USF) de referência. Já aqueles que moram em instituição de longa permanência serão vacinados na própria instituição. Os locais de vacinação podem ser conferidos aqui.

Os trabalhadores da área de saúde que trabalham na rede hospitalar serão vacinados em seus locais de trabalho. Serão visitadas 30 instituições de grande porte, entre unidades de pronto atendimento (UPA), hospitais públicos e privados. Já os que não trabalham na rede hospitalar deverão se vacinar em sua USF de referência no turno da manhã.

Já em Campina Grande, a vacinação para pessoas a partir de 60 anos de idade será realizada em casa. As Equipes de Estratégia de Saúde da Família vão visitar os idosos para aplicar a vacina.

“Vamos promover essa estratégia para evitar que o grupo dessa faixa etária, que é a mais vulnerável à doença, se aglomere nas unidades de saúde”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Felipe Reul.

Os trabalhadores em saúde poderão se vacinar nas Unidades Básicas, Centros de Saúde e Policlínicas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

Para os idosos que moram em áreas descobertas, ou seja, aquelas em que não há unidade de saúde, o agendamento poderá ser feito pelo Whatsapp lançado pela Secretaria de Saúde para essa finalidade. É o (83) 98700-1533. Já os trabalhadores em saúde devem se vacinar nas unidades de saúde onde trabalham ou nos Centros de Saúde.

No município de Conde, os idosos também serão imunizados em casa. Profissionais fizeram um levantamento dos idosos atendidos por cada Unidade Básicas de Saúde e irão visitar as residências para aplicar a vacina. Já as pessoas que trabalham na área de Saúde, também incluídas no grupo prioritário para esta etapa da campanha, poderão receber imunização em qualquer UBS do município.

Em Patos, no Sertão, será adotado um esquema similar. Em comunicado oficial, a prefeitura pediu para que os idosos mantenham-se em casa e não procurem os pontos de vacinação. As visitas às casas dos idosos serão feitas aos poucos, mas eles não devem ficar preocupados. “Vamos informar [sobre as visitas] aos poucos, mesmo porque o Dia D não é nesta segunda, mas todos serão imunizados”, garantiu a prefeitura.

Segunda fase da vacina

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 16 de abril e contempla professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na sequência, a partir do dia 9 de maio, que também é o Dia D, a campanha será aberta para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade. A vacinação será encerrada no dia 23 de maio.

https://www.youtube.com/watch?v=j2hklcIdR3Y

Saiba mais sobre coronavírus

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.