primavera-chega-neste-sabado-e-estacao-deve-ter-altas-temperaturas-e-pouca-chuva
Primavera traz temperaturas mais quentes à Paraíba (Foto: Divulgação/Secom-JP)

Primavera chega com previsão de calor intenso e pouca chuva

Cariri é a região que provavelmente terá as temperaturas mais amenas. Por outro lado, calor aumenta no Sertão

146
COMPARTILHE

A primavera começa na noite deste sábado (22), às 22h54, e, na Paraíba, a estação deve ser marcada por aumento temperatura, dias mais longos e redução no volume de chuvas.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o Cariri é a região que provavelmente terá as temperaturas mais amenas, com mínima podendo chegar a 17º C. Por outro lado, no Sertão, os termômetros podem atingir 36° C.

“Esta é considerada uma estação de transição. Aos poucos, com a chegada dos meses de outubro e novembro, teremos um gradual das temperaturas até a chegada do verão”, explica a meteorologista Carmem Becker. A estação mais quente do ano começará no dia 21 de dezembro, às 19h23.

Menos chuvas

Durante a primavera, a Paraíba e parte da região Nordeste costumam registrar os menores índices pluviométricos do ano. “A tendência é de que ocorram apenas chuvas fracas, principalmente, nas regiões do Litoral, Brejo e Agreste. No caso do Cariri e Sertão, este período de estiagem costuma diminuir a umidade relativa do ar. Em dias mais ensolarados, ela pode ficar abaixo dos 30%, principalmente das 12h às 15h”, acrescentou.

A previsão do tempo para o primeiro dia da primavera é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas passageiras no Litoral e temperaturas variando entre 30 e 23 graus. No Brejo e Agreste o céu também ficar com algumas nuvens, máximas de 26 e 29, e mínimas de 17 e 18 graus, respectivamente. Não deve chover no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão e os termômetros oscilarão entre 36 e 17 graus.

Notícias mais lidas