Início Saúde

Primavera favorece aparecimento de doenças respiratórias; veja sintomas e como evitar crises

Espirros e coceira no nariz são alguns dos sintomas mais frequentes nesta época do ano
Rede pública municipal oferece tratamento para doenças respiratórias | Foto: Divulgação/Secom-JP

A primavera começa nesta quarta-feira (22) e, apesar de encantar pela floração de algumas árvores, pode trazer transtornos para quem tem problemas respiratórios. Espirros e coceira no nariz são alguns dos sintomas mais frequentes nesta época do ano. Isso porque o pólen, que se espalha pelo ar, somado às mudanças de temperatura favorecem a manifestação de crises agudas de rinite, sinusite e bronquite. A primavera também favorece doenças virais como gripes e resfriados.

De acordo com a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Albanete Lima, pessoas com doenças crônicas, como asma, têm mais chances de adoecer neste período por conta das variações de temperatura. “Os principais alvos são os jovens – crianças, adolescentes e adultos jovens são mais alérgicos. Com o avanço da idade, há uma tendência de melhora natural para a maioria dos indivíduos”, afirmou.

Algumas medidas preventivas são importantes, como manter o calendário de vacinação em dia e acompanhamento médico, principalmente para aqueles que tem doenças crônicas. “É fundamental também a higiene do ambiente em que moramos, estudamos ou trabalhamos. Poeira, mofo (fungos) e ácaros devem ser eliminados. Recomenda-se passar um pano úmido nos ambientes duas vezes ao dia ao invés de varrer, para não deixar a poeira em suspensão”, orienta.

Para ela, também é recomendável atenção as infiltrações nas paredes e tetos, além da circulação de ar na casa. “São cuidados importantes para evitar o mofo e manter a saúde em dia”. Também é bom trocar com frequência os lençóis, fronhas e cobertores (os maiores reservatórios de ácaros) e para aqueles que têm alergia a pelos ou penas, o contato próximo com animais deve ser evitado, bem como a exposição ao cigarro.

Outra grande preocupação de familiares e pessoas que lidam com doenças respiratórias foi a pandemia da Covid-19. Como os sintomas são parecidos, é necessário fazer teste caso a pessoa desconfie de infecção pelo novo coronavírus.

“As manifestações das doenças respiratórias podem ser confundidas com os sintomas da Covid-19. Os principais sintomas das alergias são espirros, coriza, no caso da rinite; dor de cabeça frontal, característica da sinusite; e tosse, chiado e opressão torácica no caso de quem tem asma”, explica.

Atendimento para doenças respiratórias

A rede municipal de saúde de João Pessoa disponibiliza tratamento de doenças respiratórias em todas as unidades de saúde da família (USFs), podendo o atendimento ser feito na unidade ou encaminhado para atendimento e acompanhamento na Policlínica Municipal Jaguaribe, onde o paciente terá acompanhamento de um alergologista ou pneumologista.

Crianças que apresentem quadros de urgência e emergência devem ser encaminhadas para o Hospital do Valentina. Já os adultos, devem seguir para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas nos bairros Jardim Oceania, Valentina Figueiredo, Bancários e Cruz das Armas.

Palavras Chave

João PessoaSaúde

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.