Primeiro encontro de ciganos do NE ocorre em agosto, no Sert?o da PB

18
COMPARTILHE

Com estimativa de uma população de 61 mil ciganos espalhados em cidades do Nordeste, as lideranças e grupos das etnias Calon, Sinti e Rom se reúnem nos dias 13 e 14 de agosto, em Sousa, no Sertão da Paraíba, a 438 km de João Pessoa, no I Encontro de Ciganos do Nordeste. O evento é uma realização do Governo do Estado em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. A ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), fará a abertura do evento.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A população cigana no Nordeste, em grande parte, não possui registro civil, consequentemente tem dificuldades para acessar programas governamentais, redes públicas de saúde e educação e outros serviços. De acordo com o Censo do IBGE 2010, o Brasil tem cerca de 800 mil ciganos, distribuídos em 291 cidades brasileiras.

No final do evento, serão elaboradas propostas de políticas públicas para o povo cigano, intitulada a Carta de Sousa, que será encaminhada para gestores públicos de municípios, estados, Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Seppir.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas