Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Primeiro Salão do Design da Paraíba vai premiar trabalhos locais

Cerca de 50 trabalhos de estudantes de Design e profissionais paraibanos da área, além de convidados, foram selecionados para compor a mostra do 1º Salão do Design da Paraíba. A exposição integra a programação da 1ª Feira Internacional de Economia Criativa, que será realizada de 19 a 25 de novembro, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. O público visitante poderá votar nos melhores trabalhos expostos, que serão premiados ao final do evento.

Ao todo, o salão recebeu 87 inscrições de projetos, que foram avaliados por um júri composto por 12 profissionais renomados no país. Os trabalhos selecionados para a exposição foram distribuídos em quatro categorias: produto, moda, gráfico e interiores.

Produtos

De acordo com o coordenador do Salão de Design, Kleber Barros, a categoria produto foi a que registrou maior número de trabalhos selecionados. “Em produtos, temos diversos trabalhos, como móveis e calçados, por exemplo. Na categoria moda, são vestimentas, enquanto que em interiores são projetos de ambientes. Em relação ao tema gráfico, são trabalhos de identidade visual e gráficos de empresas”, explicou.

Em cada categoria serão premiados dois trabalhos. O primeiro colocado receberá um troféu e um selo do Salão de Design, enquanto o segundo lugar receberá uma menção honrosa. A premiação será durante a cerimônia de encerramento do salão, que ainda terá uma mesa redonda com o tema “Design na Paraíba”.

Nomes importantes

O coordenador do Salão de Design destaca que a exposição também vai contar com peças de importantes nomes do cenário brasileiro, a exemplo de Sérgio Matos, que é paraibano. “As expectativas estão boas e o salão tem a iniciativa única de mostrar a cara do design paraibano. Além disso, queremos mostrar às pessoas o que é o design e como ele está nas nossas vidas, ou seja, torná-lo mais acessível. Também será uma oportunidade para o público conhecer os cursos da área ofertados nas universidades locais, que são UFPB, UFCG, IFPB e Unipê”, explicou Kleber Barros.

Economia criativa

A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, salienta que a economia criativa é uma tendência mundial e uma saída para a inovação de produtos, serviços e processos. “Ela contribui para a sustentabilidade do planeta, a inclusão social e a competitividade empresarial no mercado. A soma de criatividade, cultura, conhecimento e tecnologia é a base dos negócios criativos, gerando diferencial competitivo”, frisou.

A Feira Internacional de Economia Criativa contará com mais quatro salões: Gastronomia, Música, Artesanato e Cinema. Além disso, a programação conta com oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Sebrae Paraíba, com o aval da Unesco.

publicidade
© Copyright 2025. Portal Correio. Todos os direitos reservados.