Início Geral

Procedimentos para sa?de masculina j? s?o 2,5 mil por m?s em Jo?o Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), oferece atendimento voltado para a população masculina, desde a atenção básica até serviços especializados. Mensalmente, a rede municipal de saúde realiza aproximadamente 2,5 mil procedimentos específicos para este público, incluindo vasectomia, teste de PSA e consultas em urologia e proctologia.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Uma das doenças que mais preocupa os homens, atualmente, é o câncer de próstata. De acordo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a taxa de novos casos desta neoplasia para neste ano, em João Pessoa, é de 63,61 para cada 100 mil homens. O número corresponde a 220 novos casos na Capital.

O público masculino pode buscar cuidados e prevenção ao câncer de próstata nos serviços da rede municipal de saúde como o Hospital Santa Isabel, os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e as Unidades de Saúde da Família (USF), onde são realizados o atendimento médico e os exames de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático Específico).

O coordenador de Saúde do Homem da SMS, Vilton Késsio Ferreira, destaca que, apesar da importância de estar atento ao câncer de próstata, é fundamental o cuidado com a saúde como um todo. “Culturalmente resumimos os homens apenas a uma próstata. Hoje a política de saúde do homem vem provocar a discussão para começarmos a ampliar o olhar para outros agravos, como diabetes, hipertensão, tuberculose, doenças mentais, o cigarro e violência urbana”, explicou.

Saúde do Homem na Capital

As ações de promoção, prevenção e atenção à saúde do homem são desenvolvidas na rede municipal, em sua maioria, pelas equipes de saúde da família, sendo os casos mais complexos de tratamento e reabilitação encaminhados para os serviços especializados, conforme a necessidade individual do usuário.

Especialidades como urologia e proctologia são encontradas nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), localizados nos bairros do Cristo, Mangabeira, Jaguaribe e Cruz das Armas. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital Santa Isabel, referência na área de saúde do homem. Além de urologistas e proctologistas, o hospital dispõe de especialistas em oncologia, cardiologia, dermatologia e geriatria.

De acordo com o coordenador de Saúde do Homem da SMS, a rede municipal trabalha a saúde do homem priorizando os seguintes eixos: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; sexualidade e reprodução; violência e causas externas; principais agravos e condições crônicas. “O homem ainda tem resistência a cuidar da saúde e precisa adquirir práticas de prevenção”, afirmou.

Novembro Azul

Ainda segundo Vilton Késsio, a procura do público masculino por atendimento nas unidades de saúde aumentou após as ações de prevenção e cuidado realizadas ano passado, durante o Novembro Azul. No período da campanha, a SMS promoveu um total de 4.582 procedimentos preventivos contra o câncer de próstata. Também foram realizadas 890 consultas em cirurgia de urologia no Hospital Santa Isabel e outras 952 em toda a rede, além de 2.740 exames de PSA (Dosagem de Antígeno Prostático Específico) e 25 cirurgias de próstata.

Dia da Saúde Homem

No Brasil, o Dia Nacional da Saúde do Homem é comemorado no dia 15 de julho. Uma data escolhida para lembrar ao homem que ele precisa cuidar da saúde assim como as mulheres. “Ir ao médico não é coisa de homem fraco, mas de homem consciente.”, disse o coordenador da Saúde do Homem. Ele informou que equipes de Saúde da Família realizarão ações de conscientização junto à população masculina dos bairros durante toda a semana.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.