Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Procissão dos Passos alcança seu ponto alto no prédio do TJPB

Mantendo a tradição, as escadarias e o guarda corpo do prédio-sede do Tribunal de Justiça da Paraíba (Palácio da Justiça) foram palco mais um a vez do principal momento da tradicional Procissão dos Passos, também conhecida como Procissão do Encontro, evento religioso realizado na tarde desta sexta-feira (7).

Leia mais Notícias no Portal Correio

No Guarda Corpo, transformado em altar, o bispo Dom Genival Saraiva de França, Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, fez a oração processional dirigida aos fiéis que lotaram a Praça João Pessoa, no Centro da Capital.

Em sua oração, o bispo falou sobre o sofrimento de Maria, mãe de Jesus, ao ver o filho carregando a cruz. Mais do que isso, o religioso foi além, ao trazer a questão para os dias atuais para lembrar que as mães de hoje sofrem, por exemplo, com filhos que caíram no mundo das drogas, com filhos que são vítimas de preconceitos e filhos que são vítimas de acidentes de trânsito. “Mas, o mais importante é que as mães de ontem e de hoje sempre vão ao encontro dos filhos. Não podemos perder a esperança”, declarou Dom Genival.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, que recebeu Dom Genival, padres e religiosos nas escadarias da entrada principal do Palácio da Justiça se disse “emocionado” com o tradicional evento.

“É um evento emocionante, esse encontro de Jesus com Maria. O Bispo fez uma homilia interessante, que mostra que a gente não pode parar de caminhar. Jesus caminhou, inclusive, até a morte. E esse caminhar de Jesus é importante; que tenhamos a força que ele teve para enfrentarmos as dificuldades da vida.”, declarou o presidente Joás de Brito.

Na oportunidade – antes da oração processional – a senhora Ana Lúcia, esposa do desembargador Joás de Brito, faz uma leitura bíblica (João 19 – 4ª 8). “Muito emocionante!”, comentou ao descrever o ponto alto da procissão dos passos.

Anualmente, durante a Semana Santa, a procissão alcança seu ápice nas escadarias e no Guarda Corpo da entrada principal do Palácio da Justiça, bem em frente à Praça João Pessoa, Centro. A concentração de pessoas fica bem maior devido à chegada do duplo cortejo; um com imagem de Jesus Cristo carregando a cruz e, o outro, com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

É justamente no Palácio da Justiça que os cortejos se encontram, depois de percorrem diferentes ruas e avenidas do Centro de João Pessoa. O evento religioso deu início aos ritos da Semana Santa.

Procissão – A procissão é formada por dois grupos de fiéis; um carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores e, o outro, com a de Jesus. Os grupos percorrem caminhos diferentes, porém paralelos, até a chegada de ambos na Praça João Pessoa, em frente ao Palácio da Justiça, onde ocorre o encontro das imagens de Jesus e de Nossa Senhora da Dores.

Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial da Igreja Católica a Ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.