Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Procon autua quatro supermercados por venda de produtos vencidos

Nesse último fim de semana, a equipe de fiscalização do Procon Campina Grande fez uma série de visitas a supermercados da cidade. Dos mais de 20 estabelecimentos visitados, quatro foram autuados por venda de produtos vencidos e impróprios para consumo. Os estabelecimentos estavam comercializando alguns produtos com a data de validade expirada ou que estavam próximos a vencer, mas sem o aviso exposto ao consumidor. Os produtos foram apreendidos para incineração e as lojas terão um prazo para fornecimento de explicações.

Leia também: Preço do pão francês varia 114% em João Pessoa, diz Procon

Diante da situação, o Procon chama a atenção do consumidor para que fique atento ao fazer compras nos supermercados. Preço baixo nem sempre é vantagem. Caso encontre um produto vencido na gôndola, chame alguém do supermercado para tomar as devidas providências ou ligue para o Procon e faça a denúncia.

Se ao chegar à casa perceber que comprou um produto fora do prazo de validade ou que estava acondicionado incorretamente, pode-se fazer valer o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que autoriza a troca da mercadoria para aqueles que apresentem nota fiscal. É direito de restituição do valor pago quando comprar qualquer alimento deteriorado ou com prazo de validade vencido, tendo também a alternativa pela troca do produto que apresentar algum problema. Outra dica importante, se o produto estiver próximo a vencer, o estabelecimento deve colocar avisos sobre a data de validade de produtos.

Quando o consumidor se depara com um determinado preço de um produto na gôndola, mas, ao passar pelo caixa, o preço registrado na máquina é mais baixo, valerá o menor preço. A regra também é aplicada quando acontece o contrário, ou seja, se o valor do produto registrado no caixa estiver acima do anunciado na prateleira do estabelecimento, prevalecerá o preço mais barato (da prateleira). O mesmo vale para ofertas e promoções divulgadas pelo estabelecimento. Se o consumidor encontrar diferença de preço, sempre valerá o menor valor divulgado.

Caso o consumidor se depare com alguma dessas situações poderá fazer denúncias através dos números 151, 3065-8980 ou por mensagens no WhatsApp nos seguintes telefones: 98185-8168, 98186-3609 e 98123-0749.

Comentários

Francisco de Assis Perozin disse:

Comprei 1,5 de cerveja artesanal no mercado Manchester em praia de Itapoá sc no caixa avisei que o produto estava vencido, o gerente e o dono constataram o veredito, mas disseram que eu não poderia levar outro produto, porque não tinham outro pra trocar e disseram que neste caso não poderiam fazer nada e que eu poderia informar ao procom, porque eles estavam nos seus direitos.

Uma motandela vencida no mercado atacadao varejo em São Paulo

Uma motandela vencida no mercado atacadao varejo

ANA PAULA disse:

Bom dia!! Aonde moro tem um supermercado que vivi vendendo mercadorias vencidas principalmente na parte do açougue!! Gostaria que se fosse possível verificarem
Desde já muito obrigado por sua atenção!!!
Marcado se chama keppler
E fica localizado no bairro restinga nova Porto Alegre
Na rua bermado tchemim número 155

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.